O direito às culturas da infância: indicadores no Currículo Municipal de São Caetano do Sul
Palavras-chave:
Culturas da Infância; Criança; Educação Infantil; Ensino Fundamental; Currículo.Resumo
Resumo: O texto se apresenta em caráter de ensaio e tem como propósito observar e analisar indicadores no documento do Currículo Municipal de São Caetano do Sul que tratam diretamente ou indiretamente do direito às culturas da infância. Metodologicamente elaborou-se um quadro referência com alguns elementos estruturantes das culturas da infância para relacioná-lo com três partes do currículo: os princípios norteadores, a Educação Infantil e o Ensino Fundamental I. Observou-se que o currículo em análise apontou diversos indicadores em favor do direito às culturas da infância, de forma mais presente no texto da educação infantil e mais indireta nos textos do fundamental I, por ocupar-se em maior grau com os componentes curriculares.
Downloads
Referências
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO CAETANO DO SUL. Currículo Municipal de educação. São Caetano do Sul, 2020. Disponível em: https://sites.google.com/scseduca.com.br/curriculoscs. Acesso em 21 de julho de 2020.
ONU. Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil - UNIC Rio. Disponível em: https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030. Acesso em 17 de julho de 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista TRAMA Interdisciplinar reserva os direitos autorais das contribuições publicadas em suas páginas. Esses direitos abrangem a publicação da contribuição, em português, em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Autores têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista TRAMA Interdisciplinar. O conteúdo dos artigos é de responsabilidade de seus autores.