O direito às culturas da infância: indicadores no Currículo Municipal de São Caetano do Sul

Autores/as

  • Sérgio Oliveira dos Santos CECAPE -SCS
  • Milene Valentir Ugliara CECAPE/SCSUL
  • Raquel Romano Correa CECAPE/ SCSUL
  • Patrícia Aparecida David CECAPE/SCSUL

Palabras clave:

Culturas da Infância; Criança; Educação Infantil; Ensino Fundamental; Currículo.

Resumen

Resumo: O texto se apresenta em caráter de ensaio e tem como propósito observar e analisar indicadores no documento do Currículo Municipal de São Caetano do Sul que tratam diretamente ou indiretamente do direito às culturas da infância. Metodologicamente elaborou-se um quadro referência com alguns elementos estruturantes das culturas da infância para relacioná-lo com três partes do currículo: os princípios norteadores, a  Educação  Infantil e o Ensino Fundamental I. Observou-se que o currículo em análise apontou diversos indicadores em favor do direito às culturas da infância, de forma mais presente no texto da educação infantil e mais indireta nos textos do fundamental I, por ocupar-se em maior grau com os componentes curriculares.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sérgio Oliveira dos Santos, CECAPE -SCS

Doutor e Mestre em Educação (UMESP). Professor formador do CECAPE (Centro da Capacitação de Profissionais da Educação - Dra. Zilda Arns - SCSul). Pesquisador em motricidade, linguagens e educação.

Milene Valentir Ugliara, CECAPE/SCSUL

Mestre em Arte  Educação (Instituto de Artes da UNESP). Graduação em Artes (UNESP). Graduação em Educação Artística com habilitação em Artes Cências e Visuais (UNESP). Graduação em Filosofia (Universidade São Judas Tadeu). Professora formadora do CECAPE - Centro da capacitação de professores - Drª Zilda Arns - SCS na área de Artes.

Raquel Romano Correa, CECAPE/ SCSUL

Mestre em Educação (UMESP). Especialização em Psicopedagogia (UNIABC) e Supervisão Escolar (FIJ - RJ). Graduação em Pedagogia (UNIABC). Atualmente é Diretora de Escola da Educação Infantil da rede Municipal de Educação de São Caetano do Sul.

Patrícia Aparecida David, CECAPE/SCSUL

Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento (MACKENZIE). Graduação em Educação Física (UNIABC). Graduação em Pedagogia  (UNIFACVEST). Especialização em psicopedagogia (UNIFACVEST Atua com a inclusão educacional e estudantes com deficiência na Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul - CECAPE. 

Citas

DOSSIÊ. Revista de Abordagem Gestáltica, v. 23, n. 3, Goiânia, Dezembro de 2017. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=1809-686720170003&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 14 de julho de 2020.

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO CAETANO DO SUL. Currículo Municipal de educação. São Caetano do Sul, 2020. Disponível em: https://sites.google.com/scseduca.com.br/curriculoscs. Acesso em 21 de julho de 2020.

ONU. Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil - UNIC Rio. Disponível em: https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030. Acesso em 17 de julho de 2020.

Publicado

2021-04-19

Cómo citar

Oliveira dos Santos, S. ., Valentir Ugliara, M., Romano Correa, R. ., & Aparecida David, P. . (2021). O direito às culturas da infância: indicadores no Currículo Municipal de São Caetano do Sul. Revista Trama Interdisciplinar, 11(1), 182–196. Recuperado a partir de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/13729