PEDAGOGIA SOCIAL E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA BAIXADA SANTISTA.

Autores/as

  • Leandro da Silva Gaspar Doutorando na Universidade de São Paulo

Palabras clave:

Pedagogia Social, Formação de Professores, Educador Social, Educação não formal, Baixada Santista

Resumen

Os debates sobre a formação de professores nos cursos de pedagogia parecem se repetir. Entretanto, muitas singularidades representam a diversidade do universo escolar e da formação dos educadores no Brasil. Nesse contexto, a pedagogia social emerge como um campo social em disputa, buscando seu reconhecimento como prática pedagógica de intervenção profissional, possibilitando ampliar os debates acerca do direito a educação aos excluídos pelo sistema escolar institucionalizado, em consequência do próprio processo meritocrático que as práticas formais de ensino exigem no cotidiano escolar. Dessa forma, a Pedagogia Social passa a reivindicar sua identidade como prática sócio-pedagógica por entender que a educação não ocorre somente dentro dos “muros” da escola, pois, considera que a educação e a aprendizagem ocorrem em diversos espaços da práxis humana.  Esse artigo teve por objetivo identificar o perfil dos cursos de formação de professores e educadores sociais na região da Baixada Santista. O resultado retrata as implicações que o processo de mercantilização da educação tem materializado através do aumento da pulverização dos cursos de formação de professores na modalidade à distância.

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Publicado

2017-03-22

Cómo citar

Gaspar, L. da S. (2017). PEDAGOGIA SOCIAL E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA BAIXADA SANTISTA. Revista Trama Interdisciplinar, 7(3). Recuperado a partir de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/9686