PEDAGOGIA SOCIAL E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA BAIXADA SANTISTA.
Keywords:
Pedagogia Social, Formação de Professores, Educador Social, Educação não formal, Baixada SantistaAbstract
Os debates sobre a formação de professores nos cursos de pedagogia parecem se repetir. Entretanto, muitas singularidades representam a diversidade do universo escolar e da formação dos educadores no Brasil. Nesse contexto, a pedagogia social emerge como um campo social em disputa, buscando seu reconhecimento como prática pedagógica de intervenção profissional, possibilitando ampliar os debates acerca do direito a educação aos excluídos pelo sistema escolar institucionalizado, em consequência do próprio processo meritocrático que as práticas formais de ensino exigem no cotidiano escolar. Dessa forma, a Pedagogia Social passa a reivindicar sua identidade como prática sócio-pedagógica por entender que a educação não ocorre somente dentro dos “muros” da escola, pois, considera que a educação e a aprendizagem ocorrem em diversos espaços da práxis humana. Esse artigo teve por objetivo identificar o perfil dos cursos de formação de professores e educadores sociais na região da Baixada Santista. O resultado retrata as implicações que o processo de mercantilização da educação tem materializado através do aumento da pulverização dos cursos de formação de professores na modalidade à distância.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-03-22
How to Cite
Gaspar, L. da S. (2017). PEDAGOGIA SOCIAL E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA BAIXADA SANTISTA. Revista Trama Interdisciplinar, 7(3). Retrieved from http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/9686
Issue
Section
Dossiê
License
A Revista TRAMA Interdisciplinar reserva os direitos autorais das contribuições publicadas em suas páginas. Esses direitos abrangem a publicação da contribuição, em português, em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Autores têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista TRAMA Interdisciplinar. O conteúdo dos artigos é de responsabilidade de seus autores.