O saber popular e o ensino de ciências: uma possilidade de investigação científica na educação de jovens e adultos
Palabras clave:
Educação Popular, Social e Comunitária, Saberes Populares, Ensino de Ciência por Investigação, Argumentação CientíficaResumen
RESUMO
Neste artigo apresentamos a possibilidade de usar os saberes populares, forjados nas práticas da Educação Popular, Social e Comunitária, no Ensino de Ciências. Observamos que no cotidiano fazemos e transmitimos saberes e, às vezes, não notamos as ciências por trás deles. Percebemos também que frequentemente fazemos uso da argumentação, fundamentados na crença popular ou em outros componentes. Esse cenário também está presente na sala de aula e em nosso ponto de vista há uma necessidade do diálogo entre os saberes populares com o conhecimento científico. Acreditamos que o uso dos saberes populares na elaboração de atividades investigativas favorecerá a criação de um ambiente investigativo e argumentativo, desenvolvendo habilidades importantes para formação cidadã de Jovens e Adultos.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Revista TRAMA Interdisciplinar reserva os direitos autorais das contribuições publicadas em suas páginas. Esses direitos abrangem a publicação da contribuição, em português, em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Autores têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista TRAMA Interdisciplinar. O conteúdo dos artigos é de responsabilidade de seus autores.