Diversidade cultural e o conteúdo de ciências: uma tensão na proposta curricular da EJA

Nedir Soares

Resumo


Este artigo faz uma discussão a partir de uma análise da proposta curricular para ensino de ciências na EJA, elaborada pelo MEC em 2002. Discutimos como o documento trata a tensão entre os conteúdos de ciências e a atenção à diversidade cultural em sua proposta. Para isso, elaborou-se um questionário e tanto as perguntas quanto as respostas foram colocadas em dois quadros. No primeiro quadro, temos a apresentação dos conteúdos e, no segundo tratamento dado à diversidade cultural. Concluímos que as orientações feitas pela proposta curricular poderão ajudar o professor a escolher os conteúdos mais adequados aos educandos. Observamos que a escolha desses conteúdos poderá acolher a diversidade cultural, contudo, o foco apenas no atendimento a diversidade desses educandos e na formação para a cidadania, em detrimento dos conhecimentos científicos acumulados, poderá reduzir as possibilidades de eles ampliarem seus conhecimentos, acentuando ainda mais as desigualdades

Palavras-chave


Proposta curricular; Educação de jovens e adultos; Diversidade cultural; Conteúdos de ciências

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