Diversidade cultural e o conteúdo de ciências: uma tensão na proposta curricular da EJA
Palabras clave:
Proposta curricular, Educação de jovens e adultos, Diversidade cultural, Conteúdos de ciênciasResumen
Este artigo faz uma discussão a partir de uma análise da proposta curricular para ensino de ciências na EJA, elaborada pelo MEC em 2002. Discutimos como o documento trata a tensão entre os conteúdos de ciências e a atenção à diversidade cultural em sua proposta. Para isso, elaborou-se um questionário e tanto as perguntas quanto as respostas foram colocadas em dois quadros. No primeiro quadro, temos a apresentação dos conteúdos e, no segundo tratamento dado à diversidade cultural. Concluímos que as orientações feitas pela proposta curricular poderão ajudar o professor a escolher os conteúdos mais adequados aos educandos. Observamos que a escolha desses conteúdos poderá acolher a diversidade cultural, contudo, o foco apenas no atendimento a diversidade desses educandos e na formação para a cidadania, em detrimento dos conhecimentos científicos acumulados, poderá reduzir as possibilidades de eles ampliarem seus conhecimentos, acentuando ainda mais as desigualdadesDescargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2018-12-21
Cómo citar
Soares, N. (2018). Diversidade cultural e o conteúdo de ciências: uma tensão na proposta curricular da EJA. Revista Trama Interdisciplinar, 9(1). Recuperado a partir de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/10085
Número
Sección
Artigos
Licencia
A Revista TRAMA Interdisciplinar reserva os direitos autorais das contribuições publicadas em suas páginas. Esses direitos abrangem a publicação da contribuição, em português, em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Autores têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista TRAMA Interdisciplinar. O conteúdo dos artigos é de responsabilidade de seus autores.