Da fotografia e dos seus efeitos
Palabras clave:
fotografia, experiência, aura, arte, alegoria.Resumen
A partir da análise de dois textos paradigmáticos sobre a fotografia, de Charles Baudelaire e de Walter Benjamin, procura-se, aqui, analisar a fotografia como forma artística emergente em meados do século XIX e quais os efeitos por ela provocados no campo da arte e da estética, então dominada pelo purismo da arte. Controversa, inquietante e perturbadora, sintoma de um mundo que declinava, o da experiência aurática da arte, a fotografia arrasta consigo a admiração apaixonada das massas, por um lado, e a condenação de estetas como Baudelaire, por outro. Por quê? O que significa o seu aparecimento? Afinal, a fotografia é arte ou não? São precisamente essas questões que procuro tematizar à luz de um autor paradigmático como Walter Benjamin.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Revista TRAMA Interdisciplinar reserva os direitos autorais das contribuições publicadas em suas páginas. Esses direitos abrangem a publicação da contribuição, em português, em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Autores têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista TRAMA Interdisciplinar. O conteúdo dos artigos é de responsabilidade de seus autores.