Análise narrativa da websérie Imaginário: perspectivas da folkmídia, do fantástico e do horror na obra de Bruno Esposti
Palabras clave:
Estudos de Televisão, Ficção Seriada Televisiva, Narrativas Midiáticas, Websérie, FolkmídiaResumen
De que forma um produto de ficção seriada pode utilizar elementos do folclore brasileiro, em combinação com o fantástico e com o horror, para construir sua narrativa? Partindo deste questionamento, o presente trabalho analisa a websérie Imaginário (2016), do cineasta Bruno Esposti, que narra, em cada capítulo, uma lenda urbana ou folclórica do Brasil. Este artigo objetiva, portanto, detectar as intersecções entre folclore nacional, mídias digitais e o horror no audiovisual. Para realizar este estudo, primeiramente apresenta-se uma contextualização teórica sobre as webséries, as narrativas midiáticas e a websérie Imaginário. Em seguida, descreve-se brevemente uma conjuntura em relação ao folclore brasileiro, recuperando discussões epistemológicas da Folkcomunicação (MARQUES DE MELO, 2007; BENJAMIN, 2007), especialmente em sua vertente denominada folkmídia (LUYTEN, 2002; D’ALMEIDA, 2003). Após isso, apresentam-se aspectos da narrativa fantástica e do horror, fundamentando-se principalmente nos estudos de Todorov (1970) e Cánepa (2008). Posteriormente, analisa-se a websérie Imaginário, observando seus principais elementos narrativos interessantes ao audiovisual, conforme pontuam Bordwell e Thompson (2013), a partir do roteiro de análise de Gancho (1991), em diálogo com aspectos semânticos da cultura folclórica compilados por Cascudo (2005). Por fim, desenvolvem-se as considerações finais da pesquisa, evidenciando os principais aprendizados e ponderações realizadas durante a pesquisa. Entre os principais resultados, percebe-se que as webséries podem se configurar como um formato de ficção seriada audiovisual capaz de resgatar elementos do folclore e da cultura popular (Folkcomunicação), ressignificando-os e apresentando-os de modo massivo (folkmídia) para um público-alvo diversificado.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 João Paulo Hergesel, Ana Catarine Mendes da Silva, Isabela Marques, Luan Ximenes Dias
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A Revista TRAMA Interdisciplinar reserva os direitos autorais das contribuições publicadas em suas páginas. Esses direitos abrangem a publicação da contribuição, em português, em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Autores têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista TRAMA Interdisciplinar. O conteúdo dos artigos é de responsabilidade de seus autores.