"Entre" as artes visuais e educação especial: inquietações que povoaram a metodologia operada na produção de um caderno didático

Autores/as

  • Marilda Oliveira de Oliveira Ufsm
  • Francieli Regina Garlet Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Cristian Poletti Mossi Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Vivien Kelling Cardonetti Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Palabras clave:

Caderno didático. Artes Visuais e Educação Especial. Alteridade. Atual e virtual. Experiência do fora.

Resumen

O presente artigo propõe trazer para uma conversação a metodologia operada no processo de produção de um caderno didático para um Curso de Graduação à Distância em Educação Especial, cujo foco é a disciplina de Educação das Artes Visuais voltada para a Educação Especial. Alguns questionamentos estiveram presentes neste trajeto: Como produzir um caderno didático, enquanto um lugar de invenção de problemáticas e não apenas de representação de conhecimentos já dados? Como investir nas imagens e no texto escrito do caderno didático de maneira que o leitor possa se colocar, incursionando percursos de leitura e de experimentação? Dessa forma, buscando atender aos anseios deste trabalho, alguns conceitos como alteridade (GALLO, 2008 e SKLIAR, 2014), atual e virtual (DELEUZE, 2006a, 2006b) e experiência do fora (LEVY, 2011) foram convidados a dialogar com esse estudo, de maneira que conexões passaram a ser engendradas com algumas linhas de força. O atravessamento dessas linhas apostou no lançamento de questões, não se restringindo a resolução de problemas, no convite a experimentações enquanto vias para acionar espaços de invenção, na produção de tensionamentos entre imagens e escritas e no investimento no ‘entre’ dos espaços vazios com intuito de forjar espaços para problematizações. Nesse sentido, essa escrita se deu como forma de dar passagem a alguns afetos que emanaram da criação do referido caderno didático, ao mesmo tempo em que propiciou o acolhimento de algumas virtualidades e a dissolução do que se tem como naturalizado sobre as Artes Visuais e a Educação Especial, atualizando essas paisagens em outras possibilidades ainda não imaginadas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

CORAZZA, Sandra. Mara. Labirintos da pesquisa, diante dos ferrolhos. In: COSTA, Marisa. Vorraber. (Org.). Caminhos investigativos I: novos olhares na pesquisa em educação. 3a Ed. Rio de Janeiro: Lamparina editora, 2007. p. 103-127.
AUTORA; AUTOR; AUTORA; AUTORA. Título do caderno didático. Cidade: Editora, 2018. Disponível em: link para acesso.
DELEUZE, Gilles. Nietzsche e a filosofia. 1. ed. brasileira. Tradução de Ruth Joffily Dias e Edmundo Fernandes Dias. Rio de Janeiro: Editora Rio, 1976.
DELEUZE, Gilles. Proust e os signos. 2. ed. Tradução de Antônio Piquet e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.
DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. 2. ed. Tradução de Luiz Orlandi, Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 2006a.
DELEUZE, Gilles. Foucault. 6º reimpr. da 1. ed. de 1988. Tradução de Claudia Sant’Anna Martins; Revisão de tradução Renato Ribeiro. São Paulo: Brasiliense, 2006b.
DELEUZE, G. O ato de criação. Trad. J. M. Macedo. São Paulo: Folha de São Paulo, 1999.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? Tradução de Bento Prado Junior e Alberto Alonso Muñoz. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia, vol. 4. São Paulo: Editora 34, 2012.
GALLO, Silvio. Eu, o outro e tantos outros: educação, alteridade e filosofia da diferença. In: II CONGRESSO INTERNACIONAL COTIDIANO: DIÁLOGOS SOBRE DIÁLOGOS, 2008, Rio de Janeiro. Anais do II Congresso Internacional Cotidiano: Diálogos sobre Diálogos. Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro: [s.n.], 2008, p. 1-16. Disponível em: http://www.grupodec.net.br/wp-content/uploads/2015/10/GalloEuOutroOutros.pdf Acesso em: 8 mai. 2020.
GALLO, Silvio. As múltiplas dimensões do aprender... In: COEB - CONGRESSO DE EDUCAÇÃO BÁSICA: APRENDIZAGEM E CURRÍCULO. 2012, Florianópolis. Anais COEB 2012, Florianópolis: [s.n.], 2012, p. 01-10. Disponível em: <http://189.8.211.4/coeb2012/arquivos/palestras/silvio_gallo.pdf> Acesso em: 8 mai. 2020.
GUATTARI, Félix; ROLNIK, Suely. Micropolítica: cartografias do desejo. 10. ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2010.
KASTRUP, Virgínia. Educação e invenção em tempos de incerteza. In: VOLZ, Jochen; PRATES, Valquíria (Orgs.). Incerteza viva: processos artísticos e pedagógicos – 32ª Bienal de São Paulo. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 2016. p. 1-5.
LEVY, Tatiana Salem. A experiência do fora: Blanchot, Foucault e Deleuze. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.
AUTORA; AUTOR; AUTORA; AUTORA. Título do artigo. In: Organizadores do livro. Título do livro. Cidade: Editora, 2018. p. _-_ Disponível em: link para acesso.
PELBART, Peter Pál. O tempo não reconciliado: imagens de tempo em Deleuze. São Paulo: Perspectiva, 2007.
SKLIAR, Carlos. Desobedecer a linguagem: educar. Tradução de Giane Lessa. 1ª ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.
SPINOZA, Benedictus de. Ética. Tradução e notas de Tomaz Tadeu. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
ROLNIK, Suely. Cartografia sentimental: transformações contemporâneas do desejo. Porto Alegre: Sulina. Editora da UFRGS, 2006.

Publicado

2022-12-23

Cómo citar

Oliveira de Oliveira, M., Garlet, F. R., Poletti Mossi, C., & Kelling Cardonetti, V. (2022). "Entre" as artes visuais e educação especial: inquietações que povoaram a metodologia operada na produção de um caderno didático. Revista Trama Interdisciplinar, 13(2), 279–299. Recuperado a partir de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/15168