Constituição da identidade docente e dramatização: estudo com estudantes de Ciências Biológicas

study with Biological Sciences students

Autores/as

  • Patrício Câmara Araújo Instituto Federal do Maranhão - IFMA
  • Jucleide Castro Silva Gomes Instituto Federal do Maranhão - IFMA/Campus Barreirinhas

Palabras clave:

Identidade., Docente., Formação Inicial, Ciências Biológicas

Resumen

A dramatização pode ser um recurso para compreender o processo de constituição da identidade docente. Neste estudo, utilizamos a dramatização com o objetivo de analisar significados e posicionamentos relacionados à constituição da identidade docente. Para isso, desenvolvemos uma investigação multimétodos, qualitativa e quantitativa, por meio da análise temática dialógica do processo conversacional. Participaram da pesquisa cinco alunos da Licenciatura em Ciências Biológicas. As informações foram construídas a partir das gravações em vídeo da construção das dramatizações e sua realização. As informações sugerem que o processo de constituição da identidade docente dos participantes se desenvolve a partir das vivências das atividades docentes e das interações dos alunos no processo de ensino.

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Biografía del autor/a

Patrício Câmara Araújo, Instituto Federal do Maranhão - IFMA

Doutor em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde (PGPDS/UnB). Professor de Filosofia/Metodologia Científica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA. Atua com os temas: identidade docente, filosofia da linguagem, psicologia cultural, dialogismo e metodologia da investigação científica. Líder do grupo de pesquisa Polifonia: Filosofia, Letras e Artes - linha de pesquisa: identidade, dialogismo e cultura.

Jucleide Castro Silva Gomes, Instituto Federal do Maranhão - IFMA/Campus Barreirinhas

Graduanda em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal do Maranhão - IFMA

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Publicado

2022-12-23

Cómo citar

Câmara Araújo, P., & Castro Silva Gomes, J. (2022). Constituição da identidade docente e dramatização: estudo com estudantes de Ciências Biológicas: study with Biological Sciences students. Revista Trama Interdisciplinar, 13(2), 323–346. Recuperado a partir de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/15121