O olhar e os caminhos: “escolhas” profissionais de jovens em Portugal

Autores/as

Palabras clave:

juventude, educação antirracista, escolha profissional, desigualdades.

Resumen

Este artigo propõe uma discussão sobre juventude e escolha profissional de jovens, considerando as desigualdades sociais e o racismo estrutural nas sociedades contemporâneas. O marco teórico-metodológico deste estudo dialoga com a teoria crítica de raça e racismo no campo das Ciências Sociais e Educação. Além da revisão de literatura sobre juventude, orientação vocacional. Assim perguntamos: as escolas são espaços onde é possível incluir tal discussão? Para tal, realizamos oficinas com grupos de alunos em escolas de nível secundário em Portugal. O resultado da experiência e vivência com os alunos sugere que as escolas podem ser um espaço mediador em condições de auxilia-los neste momento de escolha profissional visando um projeto de vida adulta, e ao mesmo tempo informá-los sobre o contexto social ao seu entorno, com um olhar para as desigualdades sociais e ao combate ao racismo.

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Biografía del autor/a

Marcos Antonio Batista da Silva, Universidade de Coimbra, Centro de Estudos Sociais (CES),Portugal

Doutor em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).Pós-doutorado no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, Portugal.

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Publicado

2022-06-24

Cómo citar

Silva, M. A. B. da. (2022). O olhar e os caminhos: “escolhas” profissionais de jovens em Portugal. Revista Trama Interdisciplinar, 13(1), 139–159. Recuperado a partir de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/14402