O olhar e os caminhos: “escolhas” profissionais de jovens em Portugal

Authors

Keywords:

juventude, educação antirracista, escolha profissional, desigualdades.

Abstract

Este artigo propõe uma discussão sobre juventude e escolha profissional de jovens, considerando as desigualdades sociais e o racismo estrutural nas sociedades contemporâneas. O marco teórico-metodológico deste estudo dialoga com a teoria crítica de raça e racismo no campo das Ciências Sociais e Educação. Além da revisão de literatura sobre juventude, orientação vocacional. Assim perguntamos: as escolas são espaços onde é possível incluir tal discussão? Para tal, realizamos oficinas com grupos de alunos em escolas de nível secundário em Portugal. O resultado da experiência e vivência com os alunos sugere que as escolas podem ser um espaço mediador em condições de auxilia-los neste momento de escolha profissional visando um projeto de vida adulta, e ao mesmo tempo informá-los sobre o contexto social ao seu entorno, com um olhar para as desigualdades sociais e ao combate ao racismo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Marcos Antonio Batista da Silva, Universidade de Coimbra, Centro de Estudos Sociais (CES),Portugal

Doutor em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).Pós-doutorado no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, Portugal.

References

ABRAMO, H. W. Cenas juvenis: punks e darks no espetáculo urbano. São Paulo: Scritta, ANPOCS, 1994.
ABRAMO, H. W.; LEON, O. D. Introdução. In: FREITAS, M.V.(Org). Juventude e adolescência no Brasil: referencias conceituais. São Paulo: Ação Educativa, 2005, p.6-8.
AGUIAR, W.M. J. A escolha na orientação profissional: contribuições da psicologia sócio-histórica. Psicol. educ.,São Paulo , n. 23, p. 11-25, dez. 2006
ALMEIDA, S. L. Racismo estrutural. São Paulo: Sueli Carneiro; Polén, 2019.
ARAUJO, M.; MAESO, S. R. A presença ausente do racial: discursos políticos e pedagógicos sobre História, "Portugal" e (pós-)colonialismo. Educ. rev., Curitiba, n. 47, p. 145-171, mar. 2013.
ÁRIES, P. História social da criança e da família. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1981.
BOCK, A. M. et al. Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia. São Paulo: Saraiva, 2001
BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Diário Oficial da União, Brasília, 10 janeiro de 2003. Disponível em:< http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm. Acesso em: 28.jan.2021.
BRASIL. Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008. Diário Oficial da União, Brasília, 11 março 2008. Disponível em:< http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm. Acesso em: 28 jan.2021.
DURKHEIM, E. Educação e Sociologia: 1958-1917. São Paulo: Melhoramentos. Rio de Janeiro: Fundação Nacional de Material Escolar, 1978.
EISENSTADT, S. N. De geração a geração. São Paulo: Perspectiva, 1976.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
GOMES, N.L. Movimento negro e educação: ressignificando e politizando a raça. Educ. Soc., Campinas, v. 33, n. 120, p. 727-744, 2012.
GOMES, N.L.; LABORNE, A.A. P. Pedagogia da crueldade: racismo e extermínio da juventude negra. Educ. rev., Belo Horizonte, v. 34, e197406, 2018
GONZALEZ, L. “Racismo e sexismo na cultura brasileira”. In: SILVA, L. A. et al. Movimentos sociais urbanos, minorias e outros estudos. Ciências Sociais Hoje, Brasília, ANPOCS n. 2, p. 223-244, 1983.
HALL, S. Da Diáspora: identidade e mediações culturais. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2003
HASENBALG, C.; SILVA, N. V. "Educação e diferenças raciais na mobilidade ocupacional". In: HASENBALG, C.; SILVA, N. V. & LIMA, M. (orgs.), Cor e estratificação social. Rio de Janeiro, Contracapa, 1999.
HERINGER. R. Um balanço de 10 anos de políticas de Ação Afirmativa no Brasil. Revista Tomo Sergipe, n.24, jan./jun.2014.
MAESO, S. R. O Estado de negação e o presente-futuro do antirracismo: Discursos oficiais sobre racismo, ‘multirracialidade’ e pobreza em Portugal (1985-2016). Rev. Direito Práx., Rio de Janeiro, v. 10, n. 3, p. 2033-2067, 2019
OLIVEIRA, L.F. Educação antirracista: tensões e desafios para o ensino de sociologia. Educ. Real., Porto Alegre, v. 39, n. 1, p. 81-98, mar. 2014.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS-ONU. Resolução n. 68/237, de 23 de dezembro de 2013. Disponível em: https://www.un.org/en/ga/search/view_doc.asp?symbol=A/RES/68/237.Acesso em:28 jan.2021.
PINEDA, F.L. Reimaginando el Perú: el diálogo intercultural. Educación, Lima, v. 16, n. 30, p. 7-40, abr. 2007.
RAPOSO, O et al. "Negro drama. Racismo, segregação e violência policial nas periferias de Lisboa". Coimbra, Revista Crítica de Ciências Sociais, n.119, 5-28, 2019.
ROLDÃO, C. Fatores e perfis de sucesso escolar “inesperado”: trajetos de contratendência de jovens das classes populares e de origem africana. 2015. Tese (Doutorado em Sociologia) – Instituto Universitário de Lisboa - ISCTE-IUL, Lisboa, 2015.
SANTOS, M. P. A. et al. População negra e Covid-19: reflexões sobre racismo e saúde. Estud. av., São Paulo, v. 34, n. 99, p. 225-244, 2020.
SEABRA, Teresa, et al. Caminhos escolares de jovens africanos (PALOP) que acedem ao ensino. 1. ed. (Estudos 57). Lisboa: Alto-Comissariado para as Migrações, I.P, 2016.
SILVA, A.C.C. et al. Ações Afirmativas e formas de acesso no ensino superior público: o caso das comissões de heteroidentificação. Novos estud. CEBRAP, São Paulo , v. 39, n. 2, p. 329-347, Ago. 2020.
SOUZA NETO, J. C. Crianças e adolescentes afrodescendentes e o sistema de proteção integral. Laplage em Revista, Sorocaba, v. 2, n. 3, p. p.122-135, 2016.
SOUZA, R. Guia Tô no Rumo - Jovens e escolha profissional: subsídios para educadores. São Paulo: Ação Educativa, 2014.
SPOSITO, M. P.; SOUZA, R.; SILVA, F. A. A pesquisa sobre jovens no Brasil: traçando novos desafios a partir de dados quantitativos. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 44, e170308, 2018.
TAKEITI, B. A.; VICENTIN, M. C.G. Juventude(s) periférica(s) e subjetivações: narrativas de (re)existência juvenil em territórios culturais. Fractal, Rev. Psicol., Rio de Janeiro, v. 31, n. spe, p. 256-262, 2019.
TROUILLOT, M. Silenciando el pasado: el poder y la producción de la historia. Granada: Editorial Comares, 2017
VYGOTSKY, L. Paidología del adolescente. In: VYGOTSKI, L (Org.). Obras escogidas. Madri: Visor, 1996. p. 11-248.
WERNECK, J. Racismo institucional e saúde da população negra. Saude soc., São Paulo, v. 25, n. 3, p. 535-549, 2016.

Published

2022-06-24

How to Cite

Silva, M. A. B. da. (2022). O olhar e os caminhos: “escolhas” profissionais de jovens em Portugal. Revista Trama Interdisciplinar, 13(1), 139–159. Retrieved from http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/14402