Os Centros Educacionais Unificados (CEU) na cidade de São Paulo e sua relação com o território na perspectiva da Pedagogia Social

Autores/as

  • Maria Aparecida Perez FPA/Flacso

Palabras clave:

educação, territorio, pertencimento, qualidade social da educação

Resumen

Resumo: O Centro Educacional Unificado – CEU – inaugurado no ano de 2003 na cidade de São Paulo objetivou não apenas ofertar novas escolas para atendimento da demanda como também um espaço de convivência comunitária.  Inspirado na escola Parque de Anísio Teixeira e nos Centros  Integrados de Educação Publica – CIEP’s – de Darcy Ribeiro e nas ideias de Paulo Freire, os CEU’s oferecem diversos espaços pedagógicos para apropriação da comunidade e de reurbanização local. A compreensão do território, do local onde se insere, foi de grande importância para que a população compreendesse o projeto. Um espaço de inclusão promotor da melhoria da qualidade de vida, da prática da cidadania entre outros.

Palavras chaves:  Educação, pertencimento, território, qualidade social da educação.

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Biografía del autor/a

Maria Aparecida Perez, FPA/Flacso

É graduada em Ciências Sociais e bacharel pela Universidade de São Paulo (1981), PHD em Educação pela Universidade de Siegen (2010). Possui especialização em administração publica pela FUNDAP. Foi Secretaria de Educação da cidade de São Paulo e de Suzano.  Trabalhou no MEC e prestou diversas assessorias a governos estaduais e prefeituras na área de Educação.

 

Publicado

2019-08-30

Cómo citar

Perez, M. A. (2019). Os Centros Educacionais Unificados (CEU) na cidade de São Paulo e sua relação com o território na perspectiva da Pedagogia Social. Revista Trama Interdisciplinar, 9(2). Recuperado a partir de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/11508