O espaço escolar e o território em seu entorno: aplicação de instrumentos na avaliação dos limites e possibilidades em uma escola de educção integral

Autores/as

  • Gleici Cristina Walker UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
  • Alexandre Mauricio Matiello UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL http://orcid.org/0000-0002-2210-3591

Palabras clave:

Educação Integral, Escola em tempo integral, Arquitetura escolar, Territórios educativos, Instrumento de percepção ambiental

Resumen

 

Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada na Escola Parque Cidadã Cyro Sosnoski, que teve como objetivo geral compreender qual a influência da arquitetura nos processos educativos da educação em tempo integral. Como objetivos específicos: verificar os aspectos favoráveis e desfavoráveis da arquitetura da Escola Parque Cidadã Cyro Sosnoski para a educação em tempo integral e para as suas práticas educativas; identificar a percepção de estudantes, docentes e gestores acerca do espaço escolar e apontar sugestões de mudanças ou de permanência para a realização das práticas de ensino em tempo integral. A motivação surgiu por meio do questionamento sobre a relação entre  espaço escolar e a proposta de educação em tempo integral. Por meio de abordagem qualitativa multimétodos, foram analisados os resultados de: entrevistas semiestruturadas com docentes e gestores, Walkthrough, Jogo da Memória e o desenho, sendo que os dois últimos instrumentos foram aplicados com crianças do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental. Como referencial teórico, apoiamo-nos nas contribuições dos autores a respeito da educação integral e da arquitetura dos espaços educativos. Destacamos como resultados a não incorporação da proposta de educação integral em sua totalidade; falta de apropriação por parte da escola para fazer uso do território em seu entorno, a necessidade de readequação dos espaços além da ampliação do espaço físico, bem como a ausência de incentivo e formação continuada por parte da secretária municipal de educação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gleici Cristina Walker, UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL

Licenciada em Pedagogia

Alexandre Mauricio Matiello, UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL

Arquiteto e Urbanista, Mestre em Sociologia Política, Doutorando em Arquitetura 

Professor do Curso de licenciatura em Ciências sociais

Publicado

2019-08-30

Cómo citar

Walker, G. C., & Matiello, A. M. (2019). O espaço escolar e o território em seu entorno: aplicação de instrumentos na avaliação dos limites e possibilidades em uma escola de educção integral. Revista Trama Interdisciplinar, 9(2). Recuperado a partir de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/10530