A importância da crítica genética para a formação do professor
Keywords:
comunicação, criação, educação, formação do professor, crítica genéticaAbstract
Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a importância da crítica genética para a formação do professor. É Cecília Almeida Salles (1997, 1998) quem nos apresenta um amplo estudo sobre a crítica genética. Para Salles, o objetivo da crítica genética está voltado para o processo de criação. Como é criada a obra? Essa é sua questão principal. A crítica genética vê a obra a partir da sua construção. É um campo de estudos em que se pesquisa a produção da obra, segundo os rastros deixados por quem a produziu. O foco de atenção é, portanto, o processo: entender a construção da obra e sua produção. A crítica genética lida com o pensamento em evolução, ou seja, ideias que vão surgindo, que são selecionadas, aperfeiçoadas, combinadas, hipóteses sendo alteradas, um emaranhado de relações que vão sendo tecidas. Por que conhecer estudos realizados pela crítica genética nos ajuda a repensar as novas tecnologias da informação e comunicação? Por que esses estudos são importantes para a formação do professor? Essas questões serão respondidas no decorrer do trabalho.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A Revista TRAMA Interdisciplinar reserva os direitos autorais das contribuições publicadas em suas páginas. Esses direitos abrangem a publicação da contribuição, em português, em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Autores têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista TRAMA Interdisciplinar. O conteúdo dos artigos é de responsabilidade de seus autores.