O artista que queremos e a avaliação que propomos. Uma Análise sobre a formação do Curso de Artes Visuais da Unicamp e seus processos de seleção específica.
Palavras-chave:
Artes Visuais, UNICAMP, Prova de Habilidades EspecíficasResumo
Este artigo apresenta uma reflexão sobre a avaliação específica do curso de Graduação em Artes Visuais do Instituto de Artes da Unicamp, como parte fundamental do vestibular nacional organizado pela Universidade. Para tanto, propõe o levantamento de informações e agentes constitutivos da história do Instituto de Artes, bem como as diretrizes adotadas pela organização do grupo de professores-artistas fundadores do Curso e de seu Departamento, os quais implantaram essa prova considerada importante até os dias de hoje. Buscando compreender como a Universidade atua, interfere e forma o artista visual de hoje, partimos do recorte sobre este processo avaliativo para discutir sua relação com a formação dos alunos do curso. Outros elementos relevantes são a vocação multicultural inicial da Unicamp e o projeto do Instituto de Artes de uma formação universitária artística contemporânea, de tendência internacionalizante.
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ALMOZARA, Paula. Entrevista concedida aos autores do artigo. Via telefone. Campinas, 11/01/2022.
PERILLO, Danilo Roberto. Entrevista concedida aos autores do artigo. Gravação em áudio. Campinas, 11/01/2022.
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