O artista que queremos e a avaliação que propomos. Uma Análise sobre a formação do Curso de Artes Visuais da Unicamp e seus processos de seleção específica.

Autores

  • Sylvia Furegatti Instituto de Artes / Unicamp
  • Edson do Prado Pfutzenreuter Instituto de Artes / Unicamp

Palavras-chave:

Artes Visuais, UNICAMP, Prova de Habilidades Específicas

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão sobre a avaliação específica do curso de Graduação em Artes Visuais do Instituto de Artes da Unicamp, como parte fundamental do vestibular nacional organizado pela Universidade. Para tanto, propõe o levantamento de informações e agentes constitutivos da história do Instituto de Artes, bem como as diretrizes adotadas pela organização do grupo de professores-artistas fundadores do Curso e de seu Departamento, os quais implantaram essa prova considerada importante até os dias de hoje. Buscando compreender como a Universidade atua, interfere e forma o artista visual de hoje, partimos do recorte sobre este processo avaliativo para discutir sua relação com a formação dos alunos do curso. Outros elementos relevantes são a vocação multicultural inicial da Unicamp e o projeto do Instituto de Artes de uma formação universitária artística contemporânea, de tendência internacionalizante.

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Biografia do Autor

Edson do Prado Pfutzenreuter, Instituto de Artes / Unicamp

Possui graduação em Educação Artística - Artes Plásticas pela Universidade de São Paulo (1985), mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) Trabalhou em várias instituições de ensino superior em São Paulo e atualmente é professor do Instituto de Artes da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas, onde leciona disciplinas relacionadas ao design, serigrafia e metodologia de pesquisa em artes visuais. Tem ministrado disciplinas da pós-graduação voltadas para o pensamento sobre a imagem e a metodologia de pesquisa, nesta última existe a preocupação de levantar questẽos sobre como conduzir as pesquisas em arte, tanto as voltadas para investigação histórica e teórica quanto aquelas para investigação de poéticas visuais. Tem assumido diversas funções administrativas no Instituto de Artes: cinco anos como coordenador do curso de graduação em artes Visuais, licenciatura e bacharelado; 2 anos como Chefe do Departamento de Artes Plásticas e 2 anos como Coordenador do Programa de Pós-graduação de Artes Visuais. Atualmente exerço mais uma vez a função de chefe do departamento de Artes Plásticas. Sua pesquisa está voltada para os estudos de processos criativos envolvidos na criação de imagem, tendo por base a abordagem conhecida como crítica genética, em especial aquela que tem sua base conceitual no pensamento de Charles Sanders Peirce. Os trabalhos de graduação, mestrado e doutorado que orienta, relacionam-se com essa área. Atualmente ocupa a presidência da APCG - Associação de Pesquisadores de Crítica Genética, sendo editor da revista Manuscrítica que é a revista dessa associação. Atendendo a uma demanda que identificamos na região de Campinas é responsável pela criação e atualmente coordena o curso de Especialização em Design Gráfico oferecido através da EXTECAMP - Escola de Extensão Da Unicamp.

Referências

Livros, Revistas e Sites
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Entrevistas:
MATOS, Silvia. Entrevista concedida aos autores do artigo. Via telefone. Campinas, 13/01/2022.
GILBERTTO Prado. Entrevista concedida aos autores do artigo. Vídeo Entrevista via Plataforma Zoom. Gravada, 01:40:25. 17/01/2022.
ALMOZARA, Paula. Entrevista concedida aos autores do artigo. Via telefone. Campinas, 11/01/2022.
PERILLO, Danilo Roberto. Entrevista concedida aos autores do artigo. Gravação em áudio. Campinas, 11/01/2022.

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Publicado

2022-12-23

Como Citar

Furegatti, S., & do Prado Pfutzenreuter, E. (2022). O artista que queremos e a avaliação que propomos. Uma Análise sobre a formação do Curso de Artes Visuais da Unicamp e seus processos de seleção específica . Revista Trama Interdisciplinar, 13(2), 216–235. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/15128