The artist we want and the evaluation we propose. An analysis on the formation of the Visual Arts Course at Unicamp and its specific selection processes.

Authors

  • Sylvia Furegatti Instituto de Artes / Unicamp
  • Edson do Prado Pfutzenreuter Instituto de Artes / Unicamp

Keywords:

Artes Visuais, UNICAMP, Prova de Habilidades Específicas

Abstract

This paper presents an analysis on the specific evaluation of the Visual Arts Undergraduate Course at the Institute of Arts at Unicamp, as a fundamental part of the national entrance exam organized by the University. To do so, it proposes a survey of information and agents constituting the history of the Institute of Arts, as well as the guidelines adopted by the group of teachers-artists who founded the course and its Department, which implemented this evaluation, considered important until today. In an attempt to understand how the University acts, interferes and prepares the visual artist of today, we started from this evaluation process to discuss its relationship with the qualification of the students of the course. Other relevant elements are the initial multicultural vocation of Unicamp and the project of the Institute of Arts for a contemporary artistic university education, with an internationalizing approach.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Edson do Prado Pfutzenreuter, Instituto de Artes / Unicamp

Possui graduação em Educação Artística - Artes Plásticas pela Universidade de São Paulo (1985), mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) Trabalhou em várias instituições de ensino superior em São Paulo e atualmente é professor do Instituto de Artes da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas, onde leciona disciplinas relacionadas ao design, serigrafia e metodologia de pesquisa em artes visuais. Tem ministrado disciplinas da pós-graduação voltadas para o pensamento sobre a imagem e a metodologia de pesquisa, nesta última existe a preocupação de levantar questẽos sobre como conduzir as pesquisas em arte, tanto as voltadas para investigação histórica e teórica quanto aquelas para investigação de poéticas visuais. Tem assumido diversas funções administrativas no Instituto de Artes: cinco anos como coordenador do curso de graduação em artes Visuais, licenciatura e bacharelado; 2 anos como Chefe do Departamento de Artes Plásticas e 2 anos como Coordenador do Programa de Pós-graduação de Artes Visuais. Atualmente exerço mais uma vez a função de chefe do departamento de Artes Plásticas. Sua pesquisa está voltada para os estudos de processos criativos envolvidos na criação de imagem, tendo por base a abordagem conhecida como crítica genética, em especial aquela que tem sua base conceitual no pensamento de Charles Sanders Peirce. Os trabalhos de graduação, mestrado e doutorado que orienta, relacionam-se com essa área. Atualmente ocupa a presidência da APCG - Associação de Pesquisadores de Crítica Genética, sendo editor da revista Manuscrítica que é a revista dessa associação. Atendendo a uma demanda que identificamos na região de Campinas é responsável pela criação e atualmente coordena o curso de Especialização em Design Gráfico oferecido através da EXTECAMP - Escola de Extensão Da Unicamp.

References

Livros, Revistas e Sites
ALVARENGA, Valéria Metroski e SILVA, Maria Cristina da Rosa Fonseca da, Formação Docente em Arte: percurso e expectativas a partir da lei 13.278/16. Educação & Realidade [online]. 2018, v. 43, n. 3 , pp. 1009-1030. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/2175-623674153>. 09 Abr 2018. Acesso em: 28/01/2022.
BUFFA, Ester e PINTO, Gelson Almeida. Arquitetura e Educação: campus universitários brasileiros. São Carlos: Edufscar, 2009.
BARBOSA, Ana Mae. O ensino das Artes Visuais na Universidade. Estudos Avançados [online]. 2018, v. 32, n. 93 , pp. 331-347. Disponível em: <https://doi.org/10.5935/0103-4014.20180048>. Acesso em: 20/Janeiro/2022.
DACO Departamento de Artes Corporais. Curso de Graduação em Dança. Bacharelado e Licenciatura. 33 anos de história. Disponível em: https://hosting.iar.unicamp.br/daco/historico/ Acesso em: 27/01/2022.
DEPARTAMENTO de Artes Plásticas. Site oficial do Instituto de Artes da Unicamp. Disponível em:https://www.iar.unicamp.br/departamento-de-artes-plasticas/ Acesso em: 22/02/2022.
DEPARTAMENTO de Artes Cênicas. Site oficial do Instituto de Artes da Unicamp. Disponível em: https://www.iar.unicamp.br/departamento-de-artes-cenicas/ Acesso em: 22/02/2022.
FÁVERO, Maria de Lourdes de Albuquerque. A universidade no Brasil: das origens à Reforma Universitária de 1968. Educar em Revista, [S. l.], p. 17–36, 2006. DOI: 10.1590/S0104-40602006000200003.
GARBOGGINI, Flavia B. O potencial dos espaços abertos na qualificação urbana: uma experiência piloto na Cidade Universitária Zeferino Vaz. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, 2012.
GOMES, Eustáquio e CARO, Bernardo. Caro, ponto de união entre Espanha e Brasil. Jornal da Unicamp, 373, 24 a 30 de setembro de 2007. Disponível em: https://www.unicamp.br/unicamp_hoje/ju/setembro2007/ju373pag12.html Acesso em: 26/01/2022
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. 5a edição ed. [s.l.] : Editora Sulina, 2005.
ORTIZ, Mario e BUENO, Maria Lúcia. Cultura Audiovisual e Arte Contemporânea. São Paulo em Perspectiva, 15. 3, 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/spp/a/dCbz7fBDzKngHpmMHwjNT5f/?lang=ptAcesso em: 28/02/2022.
PERRENOUD, Philippe. Construir as Competências Desde a Escola. 1a edição ed. Porto Alegre, RS: Penso, 1999.
RONCA, Paulo Afonso Caruso; TERZI, Cleide Do Amaral. A prova operatória: contribuições da psicologia do desenvolvimento. [s.l.] : EDESPLAN, 1991.
REY, Sandra. O que significa, hoje, ser artista e o que se espera da formação do artista? MARCELINA. Revista do Mestrado em Artes Visuais da Faculdade Santa Marcelina, [S. l.], v. 4, p. 17–28, 2010.
SIARQ #Memóriasdocampus. Disponível em: https://www.siarq.unicamp.br/difusao/exposicoes/mostra-unicamp-recortes-de-uma-trajetoria/memoriasdocampus Acesso em: 21/02/2022
SOGABE, Milton. O ensino de artes e a formação do artista na academia. MARCELINA. Revista do Mestrado em Artes Visuais da Faculdade Santa Marcelina, [S. l.], v. 4, p. 29–38, 2010.
SUGIMOTO, Luiz. O CORPO como instrumento da alma. Aos 60 anos, Marília de Andrade volta a se exibir nos palcos e prepara livro autobiográfico. Jornal da Unicamp, ed. 338. pag. 11, 25/set a 01/out, 2006. Disponível em: https://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/setembro2006/ju338pag11.html
VIEIRA, Jorge Albuquerque. Teoria do conhecimento e arte: formas de conhecimento: Arte ciência uma visão a partir da complexidade. Fortaleza: Expressão Gráfica Editora, 2006.
UNICAMP. História 1960-2010. Disponível em: https://www.unicamp.br/unicamp/historia Acesso em: 07/01/2022.
UNICAMP, Relatório final de avaliação institucional UNICAMP 2014-2018. Coordenadoria Geral da Universidade. Campinas, SP: BCCL/UNICAMP, 2020. Disponível em: https://www.cgu.unicamp.br/assets/docs/cgu/avaliacao/Avalia%C3%A7%C3%A3o_Institucional_2014-2018_Final_v6.pdf Acesso em: 10/01/2022.

Entrevistas:
MATOS, Silvia. Entrevista concedida aos autores do artigo. Via telefone. Campinas, 13/01/2022.
GILBERTTO Prado. Entrevista concedida aos autores do artigo. Vídeo Entrevista via Plataforma Zoom. Gravada, 01:40:25. 17/01/2022.
ALMOZARA, Paula. Entrevista concedida aos autores do artigo. Via telefone. Campinas, 11/01/2022.
PERILLO, Danilo Roberto. Entrevista concedida aos autores do artigo. Gravação em áudio. Campinas, 11/01/2022.

Published

2022-12-23

How to Cite

Furegatti, S., & do Prado Pfutzenreuter, E. (2022). The artist we want and the evaluation we propose. An analysis on the formation of the Visual Arts Course at Unicamp and its specific selection processes. Revista Trama Interdisciplinar, 13(2), 216–235. Retrieved from http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/15128