Comunicação do binômio indissociável na escola: educação e saúde
Keywords:
Educação em Saúde. Ensino. Criança. Comunicação.Abstract
O binômio educação e saúde vêm sendo apontado como importante e necessário no ambiente escolar desde ao final do século XVIII pelo Alemão Johann Peter Frank (1745-1821), o qual publicou em 1779 na Alemanha, um guia intitulado System Einer Vollstãndigen Medicinischen (1976), vindo a ser conhecido como Sistema Frank. Neste guia o autor ressaltava a importância da saúde escolar em todo o mundo e dava subsídios para elaboração de programas voltados para implementação desta, visando a educação e saúde para as crianças Figueiredo (et al, 2010). Lescura e Mamede (1990) ressaltam que a educação em saúde nas escolas é uma prática educativa que contribui para o desenvolvimento de saberes e valores que estimulam padrões de vida saudável no indivíduo e na sociedade. Objetivamos com este artigo socializar uma ação de educação em saúde desenvolvida em escolas municipais de Cuiabá-MT, a qual legitima que a escola pode ser um espaço privilegiado para promoção da saúde com as crianças, professores e gestores escolares. O Grupo de Pesquisas Multiprofissionais em Educação e Tecnologias em Saúde (PEMEDUTS) da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus Cuiabá, desenvolveu o Projeto de Extensão com interface na pesquisa: “Diálogo e Práxis: Inovando práticas pedagógicas em Educação em Saúde nas Escolas” durante os anos 2016, 2017 e 2018, em três (03) escolas municipais de Cuiabá: EMEB Maria Lucila da Silva Barros, EMEB Prof. Zeferino Leite de Oliveira e a EMEB Maximiano Arcanjo. Este projeto só iniciou suas atividades após ser submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do Hospital Júlio Muller/ UFMT, e ser aprovado, recebendo o parecer de aprovação nº 1.637.600/2016. Concluímos que a criança e o adolescente quanto têm espaço de voz ativa e escuta no processo educativo se tornam sujeitos ativos e reflexivos, multiplicadores em seus lares e comunidade quanto aos hábitos e comportamentos necessários para construção social da saúde e exercerem sua cidadania no que concerne a busca da garantia dos seus direitos assegurado constitucionalmente de terem educação e saúde. Sugerimos que mais projetos dessa natureza sejam realizados e capacitações de mais professores e gestores escolares quanto a arte de educar em saúde na ambiência escolar, para a concretização de termos famílias saudáveis e um mundo com cultura de paz, saúde mental e exercício da cidadania desde a infância.
Downloads
References
BARBOSA, Rubens. André Franco Montoro. Jornal o Globo, Opinião. 08/08/2006, São Paulo, p. 7. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/401898/noticia.htm?sequence=1> Acesso em 10 ago. 2020.
BRASIL. DECRETO nº 6.286, de 5 de dezembro de 2007.Institui o Programa Saúde na Escola - PSE e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília-DF, 2007. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6286.htm#:~:text=DECRETO%20N%C2%BA%206.286%2C%20DE%205,que%20lhe%20confere%20o%20art.> Acesso em: 02 jul. 2020.
______. PORTARIA nº 1.861, de 04 de setembro de 2008. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília-DF, nº 185, quarta-feira, 24 de setembro de 2008. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2008/prt1861_04_09_2008.html> Acesso em: 02 jul. 2020.
______. PORTARIA INTERMINISTERIAL nº 1.413, de 10 de julho de 2013. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília-DF, 2013. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2013/pri1413_10_07_2013.html> Acesso em: 02 jul. 2020.
______. PORTARIA INTERMINISTERIAL nº 3.682, de 25 de novembro de 2010. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília-DF, nº 226, sexta-feira, 26 de novembro de 2010. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2010/pri3682_25_11_2010.html> Acesso em: 02 jul. 2020
CUIABÁ. Decreto nº 4684, de 20 de junho de 2008. Dispõe sobre a implantação do programa escola com saúde e dá outras providências. LMC: Legislação Municipal de Cuiabá, Poder Executivo, Cuiabá, MT, 20 jun. 2008. Nº do diário 904.Disponível em: <http://lmc.cuiaba.mt.gov.br/mostrar-documento-publico?codigo=2491>. Acesso em: 10 de Jul. 20.
DELUZE, Guilles e GUATTARI, Félix. Mil Platôs. Vol. I Tradução de OLIVEIRA, A. L.; NETO, A. G. e COSTA, Célia Pinto. São Paulo: Editora 34. 2011.
FIGUEIREDO, T. A. M., MACHADO, V. L. T. ABREU, M. M. S. A saúde na escola: um breve resgate histórico. Ciências & Saúde Coletiva, v. 15, n. 2, p. 397-402, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232010000200015> Acesso em 02 jul. 2020.
FLEURY, Milton. (In:) VELASCO, Rose. MATO GROSSO. SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE. Programa Saúde na Escola. Governo de Mato Grosso. Cuiabá-MT: SECOM, 2019. Programa Saúde na Escola recebe adesão de 139 municípios em Mato Grosso. A adesão foi de 98%, superando a meta estipulada e a marca registrada em 2018. SES/MT 22 mar. 2019. Disponível em: http://www.mt.gov.br/rss/-/asset_publisher/Hf4xlehM0Iwr/content/id/11470838> Acesso em 02 jul. 2020.
FRANK, Johann Peter. A system of complete medical police. Baltimore: The Johns Hopkins Press. 1976
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
______. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1974.
______. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessário a Prática Educativa. 36ª Ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
LESCURA, Y., MAMEDE, M. V. Educação em Saúde: abordagem para o enfermeiro. São Paulo: Sarvier, 1990.
MARTINHO. Neudson Johnson. Grupo de Pesquisas Multiprofissionais em Educação e Tecnologias em Saúde (PEMEDUTS) da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus Cuiabá. Projeto de Extensão: Diálogo e Práxis: Inovando práticas pedagógicas em Educação em Saúde nas Escolas, 2016, 2017 e 2018. Disponível em: https://sistemas.ufmt.br/ufmt.siex/Projeto/Detalhes?projetoUID=46> Acesso em 02 jul. 2020.
MELO, J. A. C. Educação Sanitária: uma visão crítica. Cadernos do CEDES/ Educação em Saúde. 1987; 4: 28-43.
PRUDENTE, C.L. A fragmentação do mito da democracia racial e a dimensão pedagógica do cinema negro. Revista Internacional em Língua Portuguesa, n. 38, p. 157-171, 6 Ago. 2020 Disponível em: https://doi.org/10.31492/2184-2043.RILP2020.38/pp.157-171>.
______. Étnico Léxico: para compreensão do autor. In: A dimensão pedagógica do cinema negro: aspectos de uma arte para a afirmação ontológica do negro brasileiro: o olhar de Celso Prudente. Dacirlene Célia Silva. (Org.). 2ª ed. São Paulo: Anita Garibaldi, 2019a. p. 171-177.
______. A dimensão pedagógica do cinema negro: a imagem de afirmação positiva do íbero-ásio-afro-ameríndio, São Paulo: Revista Extraprensa, v. 13, nº 01, 2019b, p. 6-25.
______.; SILVA, Dacirlene Célia. A dimensão pedagógica do cinema negro: aspectos de uma arte para a afirmação ontológica do negro brasileiro: o olhar de Celso Prudente. Dacirlene Célia Silva. (Org.). 2ª ed. São Paulo: Anita Garibaldi, 2019c.
______. A dimensão pedagógica do cinema negro. AVANCA Cinema 2018 Conferência Internacional de Cinema, arte, tecnologia e comunicação. Capítulo II Cinema. 1ª Ed. AVANCA Portugal: Cineclube Avanca, 2018, v. 1, p. 2-794.
RIBEIRO, Cláudia Maria. Imaginário das águas andaluzas para surfar pela invisibilidade dos negros e negras de Sevilha. (In:) Celso Luiz Prudente (Org.). 15 ª Mostra Internacional do Cinema Negro. 1 ª. ed. São Paulo: Sesc, 2019. 56-63p.
SILVA, C. P. et al. Educação em saúde: uma revisão histórico-crítica com enfoque no município de Sobral – CE. S A N A R E - Revista de Políticas Públicas. Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia - ESP-VS. Sobral - Ceará. v. 9, n. 2. 2010. Disponível em: file:///C:/Users/Celso%20Luiz%20Prudente/Downloads/4-3-1-SM%20(1).pdf> Acesso em 15 ago. 2020.
VELASCO, Rose. MATO GROSSO. SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE. Programa Saúde na Escola. Governo de Mato Grosso. Cuiabá-MT: SECOM, 2019. Programa Saúde na Escola recebe adesão de 139 municípios em Mato Grosso. A adesão foi de 98%, superando a meta estipulada e a marca registrada em 2018. SES/MT 22 mar. 2019. Disponível em: http://www.mt.gov.br/rss/-/asset_publisher/Hf4xlehM0Iwr/content/id/11470838> Acesso em 02 jul. 2020
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A Revista TRAMA Interdisciplinar reserva os direitos autorais das contribuições publicadas em suas páginas. Esses direitos abrangem a publicação da contribuição, em português, em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Autores têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista TRAMA Interdisciplinar. O conteúdo dos artigos é de responsabilidade de seus autores.