Alguns apontamentos sobre a cultura da infância em Walter Benjamin
Palavras-chave:
Cultura da Infância, Walter Benjamim, Psicologia Social, Formação de Educadores, MediaçãoResumo
O presente ensaio é fruto dos estudos realizados no curso: Walter Benjamin - Experiência, Mediação pelas Novas Tecnologias e Surgimento do Novo”, ministrado pelo Prof. Dr. Bernd Fichtner – Universidade de Siegen (Alemanha), e organizado pelo GEPEPS da Universidade Mackenzie. Os autores se concentraram na abordagem e na percepção de Walter Benjamin sobre a “cultura da criança”, ante a “cultura do adulto”, como um caminho para se pensar sobre um processo educacional mais humanizado e mais focado na observação da criança. Foi possível apreender a busca de Walter Benjamin para adentrar ao universo da criança, e para tal, o autor nos convida a sair da posição de detentores de um saber teorizado e para acompanhá-la nas suas explorações.
Downloads
Referências
ASSIS, R. J.S; CORDEIRO, V.D. A Teoria da História em Walter Benjamin: Uma construção entre História e colecionismo: Eduard Fuchs” e as “Teses sobre o conceito de História. Revista de Teoria da História Ano 5, Número 10, dez/2013 Universidade Federal de Goiás ISSN: 2175-5892
SANCHES E.O. As infâncias de Benjamin, uma possibilidade de experiência com o moderno. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 31, n. 61, p. 405-420, jan./abr. 2017. issn 0102-6801
BENJAMIN, W. Reflexões Sobre A criança, o Brinquedo e a Educação. Trad. Marcus Vinicius Mazzari. Editora 34. São Paulo, 2011.
___________Obras escolhidas. Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. Trad. Sergio Paulo Rouanet. Editora brasiliense, São Paulo, 1987.
FERREIRA, M. Por uma concepção crítica de infância. Psicologia & Sociedade, 2015, 27(2), 394-403.
KRAMER, S. Infância, cultura contemporânea e educação contra a barbárie. Seminário Internacional OMEP. Infância – Educação Infantil: reflexões para o início do século”. Brasil, jul. 2000.
FICHTNER, Bernd. O surgimento do novo nos gestos das crianças -Um diálogo impossível entre Benjamin e Vigostski. Poíesis Pedagógica - V.8, N.2 ago/dez.2010; pp.18-32
HEYWOOD, C. Uma história da infância: da Idade Média à época contemporânea no Ocidente. Porto Alegre: Artmed.2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista TRAMA Interdisciplinar reserva os direitos autorais das contribuições publicadas em suas páginas. Esses direitos abrangem a publicação da contribuição, em português, em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Autores têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista TRAMA Interdisciplinar. O conteúdo dos artigos é de responsabilidade de seus autores.