Alguns apontamentos sobre a cultura da infância em Walter Benjamin

Authors

  • Álvaro da Cruz Picanço Junior Faculdade Piaget
  • Janaína da Silva Gonçalves Fernandes UNIB
  • Janaína da Silva Gonçalves Fernandes UNIB
  • Matheus Henrique Pinheiro Ribeiro

Keywords:

Cultura da Infância, Walter Benjamim, Psicologia Social, Formação de Educadores, Mediação

Abstract

O presente ensaio é fruto dos estudos realizados no curso: Walter Benjamin - Experiência, Mediação pelas Novas Tecnologias e Surgimento do Novo”, ministrado pelo Prof. Dr. Bernd Fichtner   – Universidade de Siegen (Alemanha), e organizado pelo GEPEPS da Universidade Mackenzie. Os autores se concentraram   na abordagem e na percepção de Walter Benjamin sobre a “cultura da criança”, ante a “cultura do adulto”, como um caminho para se pensar sobre um processo educacional mais humanizado e mais focado na observação da criança. Foi possível apreender a busca de Walter  Benjamin para adentrar ao universo da criança, e para tal, o autor nos convida a sair da posição de detentores de um saber teorizado e para acompanhá-la nas suas explorações.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Álvaro da Cruz Picanço Junior, Faculdade Piaget

Pós Doutorado em Psicologia Educacional - Bolsista PNPD/CAPES (UNIFIEO), Doutor em Psicologia Educacional -Bolsista CAPES(Unifieo), Mestrado em Artes pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP, Pós Graduado em Planejamento, Implementação e Gestão de Educação a Distância, pela Universidade Federal Fluminense -UFF , Curso de aperfeiçoamento em Saúde Publica - Área da Deficiência pela Faculdade de Medicina da USP, Licenciatura em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP, Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Tibiriçá (1997) . Experiência e atuação na docência e coordenação de cursos de formação de professores, educação inclusiva, EAD, e consultoria técnico-educacional.

Janaína da Silva Gonçalves Fernandes, UNIB

Possui graduação em Psicopedagogia (2012), mestrado (2015) e doutorado em Psicologia Educacional pelo Centro Universitário FIEO (2017). Atualmente é professora permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Ibirapuera - UNIB. Linha de Pesquisa: Subjetividade, Educação Escolar e Políticas Públicas. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Ensino e da Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de dados textuais, aprendizagem, educação, envelhecimento, pesquisa qualitativa, psicopedagogia, relação professor-aluno e representações sociais.

Janaína da Silva Gonçalves Fernandes, UNIB

Possui graduação em Psicopedagogia (2012), mestrado (2015) e doutorado em Psicologia Educacional pelo Centro Universitário FIEO (2017). Atualmente é professora permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Ibirapuera - UNIB. Linha de Pesquisa: Subjetividade, Educação Escolar e Políticas Públicas. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Ensino e da Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de dados textuais, aprendizagem, educação, envelhecimento, pesquisa qualitativa, psicopedagogia, relação professor-aluno e representações sociais.

Matheus Henrique Pinheiro Ribeiro

Graduado em Comunicação Social - Rádio & TV - e Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura, possuo 15 anos de experiência na área de produção e planejamento de eventos e musicais, produção de programas de televisão, sonorização, edição de áudio, desenvolvimento de feiras, campanhas promocionais, criação de materiais de comunicação, vídeos institucionais, coordenação de equipes e contratação e treinamento de elenco. Fiz curso de teatro (2 anos pela UMESP), cinema (1 ano pela USP), áudio e acústica (6 meses pelo IAV), hotelaria e turismo (2 anos pela UMESP), entre outros. Morei na Europa por 3 anos onde trabalhei com a produção de shows e eventos, adquirindo fluência na língua Inglesa e Espanhola. Trabalhei no Canal NetCidade, como apresentador e na produção e iluminação de variados programas, como operador de áudio e vídeo na empresa de cruzeiros marítimos Royal Caribbean International (rota: Espanha, Itália e França) e no Estúdio 500, estúdio de música onde ensaiam e gravam famosas bandas e cantores, fazendo passagem de som, registro de ensaio ao vivo, montagem de palco, gravação multi-pista, edição e mixagem, microfonação, manutenção de equipamentos e do estúdio em geral, entre outros. Na área da educação, participei do projeto EDUCOM da ECA/USP, projeto pela Universidade de São Paulo que tinha como meta educar e entreter alunos de escolas públicas da periferia a desenvolver e criar programas de rádio e ensiná-los mais sobre esse meio de comunicação. Sou voluntário no Centro Educacional Dom Orione, projeto social localizado na Paróquia Achiropita, e fiz estágio nos cursos de Jornalismo e Publicidade na Universidade Presbiteriana Mackenzie.

References

ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
ASSIS, R. J.S; CORDEIRO, V.D. A Teoria da História em Walter Benjamin: Uma construção entre História e colecionismo: Eduard Fuchs” e as “Teses sobre o conceito de História. Revista de Teoria da História Ano 5, Número 10, dez/2013 Universidade Federal de Goiás ISSN: 2175-5892
SANCHES E.O. As infâncias de Benjamin, uma possibilidade de experiência com o moderno. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 31, n. 61, p. 405-420, jan./abr. 2017. issn 0102-6801
BENJAMIN, W. Reflexões Sobre A criança, o Brinquedo e a Educação. Trad. Marcus Vinicius Mazzari. Editora 34. São Paulo, 2011.
___________Obras escolhidas. Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. Trad. Sergio Paulo Rouanet. Editora brasiliense, São Paulo, 1987.
FERREIRA, M. Por uma concepção crítica de infância. Psicologia & Sociedade, 2015, 27(2), 394-403.
KRAMER, S. Infância, cultura contemporânea e educação contra a barbárie. Seminário Internacional OMEP. Infância – Educação Infantil: reflexões para o início do século”. Brasil, jul. 2000.
FICHTNER, Bernd. O surgimento do novo nos gestos das crianças -Um diálogo impossível entre Benjamin e Vigostski. Poíesis Pedagógica - V.8, N.2 ago/dez.2010; pp.18-32
HEYWOOD, C. Uma história da infância: da Idade Média à época contemporânea no Ocidente. Porto Alegre: Artmed.2004.

Published

2021-04-16

How to Cite

da Cruz Picanço Junior, Álvaro, da Silva Gonçalves Fernandes, J. ., da Silva Gonçalves Fernandes, J. ., & Henrique Pinheiro Ribeiro, M. (2021). Alguns apontamentos sobre a cultura da infância em Walter Benjamin. Revista Trama Interdisciplinar, 11(1), 124–132. Retrieved from http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/13960