A importância da crítica genética para a formação do professor

Autores

  • Maria de Fátima Ramos de Andrade Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
  • Maria Antonia Ramos de Azevedo Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp-Rio Claro)

Palavras-chave:

comunicação, criação, educação, formação do professor, crítica genética

Resumo

Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a importância da crítica genética para a formação do professor. É Cecília Almeida Salles (1997, 1998) quem nos apresenta um amplo estudo sobre a crítica genética. Para Salles, o objetivo da crítica genética está voltado para o processo de criação. Como é criada a obra? Essa é sua questão principal. A crítica genética vê a obra a partir da sua construção. É um campo de estudos em que se pesquisa a produção da obra, segundo os rastros deixados por quem a produziu. O foco de atenção é, portanto, o processo: entender a construção da obra e sua produção. A crítica genética lida com o pensamento em evolução, ou seja, ideias que vão surgindo, que são selecionadas, aperfeiçoadas, combinadas, hipóteses sendo alteradas, um emaranhado de relações que vão sendo tecidas. Por que conhecer estudos realizados pela crítica genética nos ajuda a repensar as novas tecnologias da informação e comunicação? Por que esses estudos são importantes para a formação do professor? Essas questões serão respondidas no decorrer do trabalho.

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Publicado

2012-05-28

Como Citar

Andrade, M. de F. R. de, & Azevedo, M. A. R. de. (2012). A importância da crítica genética para a formação do professor. Revista Trama Interdisciplinar, 2(2). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/4422

Edição

Seção

Dossiê