A importância da crítica genética para a formação do professor
Palavras-chave:
comunicação, criação, educação, formação do professor, crítica genéticaResumo
Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a importância da crítica genética para a formação do professor. É Cecília Almeida Salles (1997, 1998) quem nos apresenta um amplo estudo sobre a crítica genética. Para Salles, o objetivo da crítica genética está voltado para o processo de criação. Como é criada a obra? Essa é sua questão principal. A crítica genética vê a obra a partir da sua construção. É um campo de estudos em que se pesquisa a produção da obra, segundo os rastros deixados por quem a produziu. O foco de atenção é, portanto, o processo: entender a construção da obra e sua produção. A crítica genética lida com o pensamento em evolução, ou seja, ideias que vão surgindo, que são selecionadas, aperfeiçoadas, combinadas, hipóteses sendo alteradas, um emaranhado de relações que vão sendo tecidas. Por que conhecer estudos realizados pela crítica genética nos ajuda a repensar as novas tecnologias da informação e comunicação? Por que esses estudos são importantes para a formação do professor? Essas questões serão respondidas no decorrer do trabalho.
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