Rita Irwin:

a a/r/tografia e a potência de encontros educativos como práticas artísticas

Autores

  • Mirian Celeste Ferreira Dias Martins Universidade Presbiteriana Mackenzie

Palavras-chave:

Pesquisa baseada em arte; A/r/tografia;encontros educativos como práticas artísticas.

Resumo

Não há resumo para entrevista

Biografia do Autor

Mirian Celeste Ferreira Dias Martins, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Docente da pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde coordena o Grupo de Pesquisa em Mediação Cultura. Docente do Curso de Pedagogia da mesma instituição. Autora de livros e artigos.

Referências

A/R/TOGRAFY. An invitation to think through art making, researching, teaching and learning. Disponível em:< https://artography.edcp.educ.ubc.ca/>. Acesso em 10 fev.2022.
DIAS, Belidson e IRWIN, Rita (Orgs.). Pesquisa Educacional Baseada em Arte: A/r/tografia. Santa Maria: Ed. Da UFSM, 2013.
IRWIN, Rita. A/r/tografia: uma mestiçagem metonímica. in: BARBOSA, Ana Mae e AMARAL, Lilian. Interritorialidade: mídias, contextos e educação. São Paulo: Editora Senac São Paulo; Edições SESC SP, 2008, p. 87-104.
IRWIN, Rita; BARNEY, Daniels T.; GOLPARIAN, Shaya. A/r/tografia como Metodología para la Investigación Visual. In: p. VIADEL, Ricardo Marín; Róldán, Joaquin. Ideas Visuales. Investigación Basada en Artes e Investigación artística. Visual Ideas. Arts Based Research and Artistic Research. Granada: Editoorial de la Universidad de Granada, p. 134-164.

e... e... e...
BONCI, Estela Maria Oliveira. Formação cultural e artística de estudantes de Pedagogia: constelações potenciais. 2018. Tese (Doutorado em Educação, Arte e História da Cultura). Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo. Disponível em: <http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3569>. Acesso em 1o fev.2022.
DEMARCHI, Rita. Ver aquele que vê: um olhar poético sobre os visitantes em museus e exposições de arte, 2015. Tese (Doutorado em Educação, Arte e História da Cultura). Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2015. Disponível em: <http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/1925>. Acesso em 10 fev. 2022.
Egas, Olga Maria Botelho. Metodologias artísticas de pesquisa em educação e deslocamento na formação docente: a fotografia como construção do pensamento visual, 2017. Tese (Doutorado em Educação, Arte e História da Cultura). Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2017. Disponível em: <http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3264). Acesso em 10 fev. 2022.
FERRARI, Solange Utuari. Veladuras do viver pedagógico: percursos poéticos, estésicos e educativos na formação do professor de arte. Tese (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo. 2021. Disponível em: <https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/28742>. Acesso em 10 fev. 2022.
MARTINS, Mirian Celeste. Território de concetos: Pesquisas baseadas em arte. São Paulo, 2022. Disponível em: <https://www.mirianceleste.com.br>. Acesso em 10 fev. 2022.
SASSO, Leísa. Livro-Objeto a/r/tográfico: Práticas de Pedagogias Culturais na periferia de Brasília, 2014. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de Brasília, Brasília, 2014. Disponível em: < https://repositorio.unb.br/handle/10482/16232>. Acesso em 10 fev. 2022.
SASSO, Leísa. Educação em Visualidades no Chicão: Centro Educacional São Francisco do Distrito Federal, 2018. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de Brasília, Brasília, 2018. Disponível em: <https://repositorio.unb.br/handle/10482/35625>. Acesso em 10 fev. 2022.
Silva, Dila Ângela. Andarilhar e perceber a cidade com crianças da Educação Infantil: Cortejo, Arte e Mediação Cultural, 2020. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura). Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2020. Disponível em: <http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/4426>. Acesso em 10 fev. 2022.

Downloads

Publicado

2022-12-23

Como Citar

Ferreira Dias Martins, M. C. (2022). Rita Irwin: : a a/r/tografia e a potência de encontros educativos como práticas artísticas. Revista Trama Interdisciplinar, 13(2), 17 – 28. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/15338

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)