"Entre" as artes visuais e educação especial: inquietações que povoaram a metodologia operada na produção de um caderno didático
Palavras-chave:
Caderno didático. Artes Visuais e Educação Especial. Alteridade. Atual e virtual. Experiência do fora.Resumo
O presente artigo propõe trazer para uma conversação a metodologia operada no processo de produção de um caderno didático para um Curso de Graduação à Distância em Educação Especial, cujo foco é a disciplina de Educação das Artes Visuais voltada para a Educação Especial. Alguns questionamentos estiveram presentes neste trajeto: Como produzir um caderno didático, enquanto um lugar de invenção de problemáticas e não apenas de representação de conhecimentos já dados? Como investir nas imagens e no texto escrito do caderno didático de maneira que o leitor possa se colocar, incursionando percursos de leitura e de experimentação? Dessa forma, buscando atender aos anseios deste trabalho, alguns conceitos como alteridade (GALLO, 2008 e SKLIAR, 2014), atual e virtual (DELEUZE, 2006a, 2006b) e experiência do fora (LEVY, 2011) foram convidados a dialogar com esse estudo, de maneira que conexões passaram a ser engendradas com algumas linhas de força. O atravessamento dessas linhas apostou no lançamento de questões, não se restringindo a resolução de problemas, no convite a experimentações enquanto vias para acionar espaços de invenção, na produção de tensionamentos entre imagens e escritas e no investimento no ‘entre’ dos espaços vazios com intuito de forjar espaços para problematizações. Nesse sentido, essa escrita se deu como forma de dar passagem a alguns afetos que emanaram da criação do referido caderno didático, ao mesmo tempo em que propiciou o acolhimento de algumas virtualidades e a dissolução do que se tem como naturalizado sobre as Artes Visuais e a Educação Especial, atualizando essas paisagens em outras possibilidades ainda não imaginadas.
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Referências
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