O ateliê como espaço interdisciplinar no ambiente acadêmico
Palavras-chave:
criatividade; interdisciplinaridade; ateliê em universidade; arte em vidro; cultura material.Resumo
O ateliê artístico é um lugar que estimula a expansão de ideias e o desenvolvimento de linguagens, promove a realização de produção criativa e inovadora a qual chamamos Arte. É um espaço essencialmente interdisciplinar que une teoria e prática, pensamento e gestualidade. Neste artigo apresentam-se reflexões sobre a experiência vivida em dois diferentes ateliês, especialmente dedicados a criação de obras realizadas com o material vidro, na Universidade Presbiteriana Mackenzie e na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, ambos coordenados por professoras-artistas, Regina Lara no Brasil e Teresa Almeida em Portugal. Como espaço inserido na universidade, os ateliês recebem alunos para aulas dos cursos de arte e design da graduação e da pós-graduação, bem como desenvolvem-se projetos de extensão. A aula pratica ministrada em ateliê baseia-se no princípio de que a experiência assistida por uma reflexão específica gera um processo criativo consciente, essencial à formação artistas e designers. Nestes ateliês os alunos são levados a compreender as propriedades físicas e estéticas do vidro, em plasticidades e diálogos expressivos com outros materiais através da experimentação de meios de transformação da matéria. São analisados aspectos relevantes do processo criativo, rotinas, inspirações, experiências selecionadas entre exercícios propostos e ambiente de ateliê, especialmente aqueles instalados em universidades que facilitam o surgimento de pesquisas interdisciplinares, ampliando positivamente o seu campo de atuação.
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