Constituição da identidade docente e dramatização: estudo com estudantes de Ciências Biológicas

study with Biological Sciences students

Autores

  • Patrício Câmara Araújo Instituto Federal do Maranhão - IFMA
  • Jucleide Castro Silva Gomes Instituto Federal do Maranhão - IFMA/Campus Barreirinhas

Palavras-chave:

Identidade., Docente., Formação Inicial, Ciências Biológicas

Resumo

A dramatização pode ser um recurso para compreender o processo de constituição da identidade docente. Neste estudo, utilizamos a dramatização com o objetivo de analisar significados e posicionamentos relacionados à constituição da identidade docente. Para isso, desenvolvemos uma investigação multimétodos, qualitativa e quantitativa, por meio da análise temática dialógica do processo conversacional. Participaram da pesquisa cinco alunos da Licenciatura em Ciências Biológicas. As informações foram construídas a partir das gravações em vídeo da construção das dramatizações e sua realização. As informações sugerem que o processo de constituição da identidade docente dos participantes se desenvolve a partir das vivências das atividades docentes e das interações dos alunos no processo de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrício Câmara Araújo, Instituto Federal do Maranhão - IFMA

Doutor em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde (PGPDS/UnB). Professor de Filosofia/Metodologia Científica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA. Atua com os temas: identidade docente, filosofia da linguagem, psicologia cultural, dialogismo e metodologia da investigação científica. Líder do grupo de pesquisa Polifonia: Filosofia, Letras e Artes - linha de pesquisa: identidade, dialogismo e cultura.

Jucleide Castro Silva Gomes, Instituto Federal do Maranhão - IFMA/Campus Barreirinhas

Graduanda em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal do Maranhão - IFMA

Referências

BAKHTIN, M. M. Os gêneros do discurso. São Paulo: Editora 34, 2016.

BEJA, A. C.; REZENDE, F. Processos de construção da identidade docente no discurso de estudantes da licenciatura em química. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 13, n. 2, p. 156-178, 2014.

BORGES, F. T.; ARAÚJO, P. C.; AMARAL, L. de C. do. Identidade na narrativa: a constituição identitária e estética da professora na interação com o aluno. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 32, n. esp., p. 1-9, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-3772e32ne27

DUBAR, C. A socialização: construção das identidades sociais e profissionais. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

GATTI, B. A.; NUNES, M. N. R (orgs). Formação de professores para o ensino fundamental: estudo de currículos das licenciaturas em pedagogia, língua portuguesa, matemática e ciências biológicas. São Paulo: FCC/DPE, 2009.

HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (org). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto, 2000. p. 31-61.

LIBÂNEO, J. C. Formação de professores e didática para desenvolvimento humano. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 40, n. 2, p. 629-650, abr./jun. 2015.

NETO, A. A.; QUEIROZ, V. S. Os impactos do PIBID nas licenciaturas e na Educação Básica. Conjectura: Filosofia e Educação, Caxias do Sul, v. 18, n. especial, p. 98-121, 2014.

PERACOLI, A. P.; NEIVERTH, A.; NASCIMENTO JÚNIOR, A. F. Produção de um teatro de máscaras de dinossauros sul americanos para sua divulgação, ensino de paleontologia e educação ambiental. In: ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL; ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 10., 2007, Maringá. Anais [...]. Maringá: UEM, 2007.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

TORRES, E. C.; SALES, V. R. Educação Ambiental e o teatro de fantoches. In: HAMBURGER, E. W.; MATOS, C. (org.). O desafio de ensinar ciências no século XXI.
São Paulo: Universidade de São Paulo-Estação Ciências; Brasília: CNPq, 2000. p. 112-115.

Downloads

Publicado

2022-12-23

Como Citar

Câmara Araújo, P., & Castro Silva Gomes, J. (2022). Constituição da identidade docente e dramatização: estudo com estudantes de Ciências Biológicas: study with Biological Sciences students. Revista Trama Interdisciplinar, 13(2), 323–346. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/15121