Constituição da identidade docente e dramatização: estudo com estudantes de Ciências Biológicas
study with Biological Sciences students
Palavras-chave:
Identidade., Docente., Formação Inicial, Ciências BiológicasResumo
A dramatização pode ser um recurso para compreender o processo de constituição da identidade docente. Neste estudo, utilizamos a dramatização com o objetivo de analisar significados e posicionamentos relacionados à constituição da identidade docente. Para isso, desenvolvemos uma investigação multimétodos, qualitativa e quantitativa, por meio da análise temática dialógica do processo conversacional. Participaram da pesquisa cinco alunos da Licenciatura em Ciências Biológicas. As informações foram construídas a partir das gravações em vídeo da construção das dramatizações e sua realização. As informações sugerem que o processo de constituição da identidade docente dos participantes se desenvolve a partir das vivências das atividades docentes e das interações dos alunos no processo de ensino.
Downloads
Referências
BEJA, A. C.; REZENDE, F. Processos de construção da identidade docente no discurso de estudantes da licenciatura em química. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 13, n. 2, p. 156-178, 2014.
BORGES, F. T.; ARAÚJO, P. C.; AMARAL, L. de C. do. Identidade na narrativa: a constituição identitária e estética da professora na interação com o aluno. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 32, n. esp., p. 1-9, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-3772e32ne27
DUBAR, C. A socialização: construção das identidades sociais e profissionais. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
GATTI, B. A.; NUNES, M. N. R (orgs). Formação de professores para o ensino fundamental: estudo de currículos das licenciaturas em pedagogia, língua portuguesa, matemática e ciências biológicas. São Paulo: FCC/DPE, 2009.
HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (org). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto, 2000. p. 31-61.
LIBÂNEO, J. C. Formação de professores e didática para desenvolvimento humano. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 40, n. 2, p. 629-650, abr./jun. 2015.
NETO, A. A.; QUEIROZ, V. S. Os impactos do PIBID nas licenciaturas e na Educação Básica. Conjectura: Filosofia e Educação, Caxias do Sul, v. 18, n. especial, p. 98-121, 2014.
PERACOLI, A. P.; NEIVERTH, A.; NASCIMENTO JÚNIOR, A. F. Produção de um teatro de máscaras de dinossauros sul americanos para sua divulgação, ensino de paleontologia e educação ambiental. In: ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL; ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 10., 2007, Maringá. Anais [...]. Maringá: UEM, 2007.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
TORRES, E. C.; SALES, V. R. Educação Ambiental e o teatro de fantoches. In: HAMBURGER, E. W.; MATOS, C. (org.). O desafio de ensinar ciências no século XXI.
São Paulo: Universidade de São Paulo-Estação Ciências; Brasília: CNPq, 2000. p. 112-115.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Patrício Câmara Araújo, Jucleide Castro Silva Gomes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista TRAMA Interdisciplinar reserva os direitos autorais das contribuições publicadas em suas páginas. Esses direitos abrangem a publicação da contribuição, em português, em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Autores têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista TRAMA Interdisciplinar. O conteúdo dos artigos é de responsabilidade de seus autores.