O espaço escolar e o território em seu entorno: aplicação de instrumentos na avaliação dos limites e possibilidades em uma escola de educção integral
Palavras-chave:
Educação Integral, Escola em tempo integral, Arquitetura escolar, Territórios educativos, Instrumento de percepção ambientalResumo
Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada na Escola Parque Cidadã Cyro Sosnoski, que teve como objetivo geral compreender qual a influência da arquitetura nos processos educativos da educação em tempo integral. Como objetivos específicos: verificar os aspectos favoráveis e desfavoráveis da arquitetura da Escola Parque Cidadã Cyro Sosnoski para a educação em tempo integral e para as suas práticas educativas; identificar a percepção de estudantes, docentes e gestores acerca do espaço escolar e apontar sugestões de mudanças ou de permanência para a realização das práticas de ensino em tempo integral. A motivação surgiu por meio do questionamento sobre a relação entre espaço escolar e a proposta de educação em tempo integral. Por meio de abordagem qualitativa multimétodos, foram analisados os resultados de: entrevistas semiestruturadas com docentes e gestores, Walkthrough, Jogo da Memória e o desenho, sendo que os dois últimos instrumentos foram aplicados com crianças do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental. Como referencial teórico, apoiamo-nos nas contribuições dos autores a respeito da educação integral e da arquitetura dos espaços educativos. Destacamos como resultados a não incorporação da proposta de educação integral em sua totalidade; falta de apropriação por parte da escola para fazer uso do território em seu entorno, a necessidade de readequação dos espaços além da ampliação do espaço físico, bem como a ausência de incentivo e formação continuada por parte da secretária municipal de educação.
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