O espaço escolar e o território em seu entorno: aplicação de instrumentos na avaliação dos limites e possibilidades em uma escola de educção integral

Palavras-chave: Educação Integral, Escola em tempo integral, Arquitetura escolar, Territórios educativos, Instrumento de percepção ambiental

Resumo

 

Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada na Escola Parque Cidadã Cyro Sosnoski, que teve como objetivo geral compreender qual a influência da arquitetura nos processos educativos da educação em tempo integral. Como objetivos específicos: verificar os aspectos favoráveis e desfavoráveis da arquitetura da Escola Parque Cidadã Cyro Sosnoski para a educação em tempo integral e para as suas práticas educativas; identificar a percepção de estudantes, docentes e gestores acerca do espaço escolar e apontar sugestões de mudanças ou de permanência para a realização das práticas de ensino em tempo integral. A motivação surgiu por meio do questionamento sobre a relação entre  espaço escolar e a proposta de educação em tempo integral. Por meio de abordagem qualitativa multimétodos, foram analisados os resultados de: entrevistas semiestruturadas com docentes e gestores, Walkthrough, Jogo da Memória e o desenho, sendo que os dois últimos instrumentos foram aplicados com crianças do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental. Como referencial teórico, apoiamo-nos nas contribuições dos autores a respeito da educação integral e da arquitetura dos espaços educativos. Destacamos como resultados a não incorporação da proposta de educação integral em sua totalidade; falta de apropriação por parte da escola para fazer uso do território em seu entorno, a necessidade de readequação dos espaços além da ampliação do espaço físico, bem como a ausência de incentivo e formação continuada por parte da secretária municipal de educação.

Biografia do Autor

Gleici Cristina Walker, UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
Licenciada em Pedagogia
Alexandre Mauricio Matiello, UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL

Arquiteto e Urbanista, Mestre em Sociologia Política, Doutorando em Arquitetura 

Professor do Curso de licenciatura em Ciências sociais

Publicado
2019-08-30
Como Citar
Walker, G. C., & Matiello, A. M. (2019). O espaço escolar e o território em seu entorno: aplicação de instrumentos na avaliação dos limites e possibilidades em uma escola de educção integral. Revista Trama Interdisciplinar, 9(2). Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/10530