Soberania na Antiguidade Clássica (greco-romana) - Autorictas
DOI:
https://doi.org/10.5935/2317-2622/direitomackenzie.v4n27278Resumo
Para tornar mais clara a discussão sobre os desafios que a soberaniaenfrenta em seus aspectos políticos dentro do Estado contemporâneo ou da "segunda modernidade", como Jürgen Habermas costuma denominá-lo, faremos uma análise dos pontos relevantes da evolução que o conceito de soberania teve na Antigüidade clássica.
É preciso ficar atento, no entanto, na ligação do conceito de soberania com o próprio desenvolvimento histórico e cultural de cada sociedade, o que nos levará a inúmeras formas de "soberania" e estudos sobre o assunto. Todos eles nos informam direta e indiretamente um pouco da nossa própria história e auxiliam no delineamento das formas possíveis de trabalhar o Estado atual diante dos desafios da globalização.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista Direito Mackenzie pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos de publicação do conteúdo, sendo que a cessão passa a valer a partir da submissão do artigo, ou trabalho em forma similar, ao sistema eletrônico de publicações institucionais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.