O Príncipe e A Mandrágora: filosofia política e teatro em Maquiavel

Autores

  • Rodrigo Augusto Suzuki Dias Cintra

DOI:

https://doi.org/10.5935/2317-2622/direitomackenzie.v5n25084

Resumo

O artigo tem por intuito investigar as ligações entre a filosofia política e o teatro em Maquiavel. Nossa hipótese é a de que é possível encontrar elementos da filosofia política de Maquiavel em sua produção teatral, mais especificamente em A mandrágora. Em outras palavras, apesar de a bibliografia tradicional sobre o pensador florentino tratar de maneira distinta seu teatro e sua política, acreditamos poder ler em A mandrágora suas concepções políticas, particularmente aquelas expressas em O príncipe. Maquiavel teria encontrado uma forma alternativa de arquitetar o discurso político. A comédia, como uma forma crítica da moral estabelecida, proporcionaria ao autor uma possibilidade mais livre de expressar suas impressões sobre o caráter humano, a fragilidade das instituições, o papel da Igreja e o poder.

Biografia do Autor

Rodrigo Augusto Suzuki Dias Cintra

Bacharel em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP) e em Direito pela mesma instituição. Mestre e doutorando em Filosofia e Teoria geral do direito pela USP. Professor de Filosofia e Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

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Publicado

2012-12-18