Avaliação da Qualidade de um Serviço de Saúde Mental na Perspectiva do Trabalhador: Satisfação, Sobrecarga e Condições de Trabalho dos Profissionais
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Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo avaliar os indicadores de satisfação e sobrecarga dos profissionais de um serviço de saúde mental e fazer um estudo qualitativo de observação das suas condições de trabalho. Participaram desta pesquisa 15 profissionais com idade entre 21 e 68 anos, sendo 54,3% mulheres e 46,7% homens. Os níveis de sobrecarga e satisfação foram avaliados pelas escalas IMPACTO-BR e a SATIS-BR. Para avaliar as condições de trabalho, foram realizadas observações diretas das atividades dos profissionais e entrevistas de auto-confrontação. Observou-se um nível mediano de satisfação dos profissionais com o serviço (3,86). O escore global de sobrecarga foi baixo (1,60), maior na dimensão das repercussões emocionais do trabalho e menor na dimensão do impacto na saúde física e mental. O estudo qualitativo evidenciou dificuldades na organização e condições de trabalho. Este estudo destaca a necessidade de aumentar investimentos destinados aos serviços de saúde mental.
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