Estilos de Pensar e Criar em Universitários das Áreas de Humanas e Sociais Aplicadas: Diferenças por Gênero e Curso

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Tatiana de Cássia Nakano
Eliana Santos
Sérgio Fernando Zavarize
Solange Muglia Wechsler
Evelin Martins

Resumo


A avaliação dos estilos de pensar e criar pode apresentar informações importantes sobre a preferência dos indivíduos e seu comportamento. O objetivo deste estudo foi avaliar os estilos de pensar e criar de universitários, de acordo com o curso de origem e gênero. A amostra foi composta por 439 estudantes (79 homens, 360 mulheres) dos cursos de Administração e Psicologia, com idades entre 18 e 55 anos. A escala "Estilos de Pensar e Criar" de Wechsler foi administrada coletivamente e os resultados da Análise da Variância indicaram que as variáveis gênero e curso não tiveram influência significativa nos estilos, mas somente a interação dessas em relação ao estilo relacional-divergente. Os dados apontam a necessidade de mais estudos sobre os estilos de pensar e criar, envolvendo estudantes de outros cursos, para obtenção de conhecimento a respeito das preferências cognitivas e comportamentais dos universitários brasileiros.


 

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