Habilidades Sociais e Ansiedade Social na Infância e Adolescência: Revisão da Literatura

Conteúdo do artigo principal

Mirella Rodrigues Nobre
Lucas Cordeiro Freitas

Resumo

Este estudo teve como objetivo realizar uma revisão da literatura de 20 anos de pesquisas empíricas (2007 a 2017) que estudaram a relação entre habilidades sociais e ansiedade social na infância e adolescência. Foram realizadas buscas nas bases de dados BVS, Scielo, Eric, PsycINFO, PsycNet, PubMed e Science Direct, utilizando as palavras-chave: habilidades sociais, competência social, ansiedade social, fobia social, crianças e adolescentes. Uma seleção prévia, baseada nos títulos e resumos,recuperou 40 artigos potencialmente elegíveis. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão por dois juízes, foram selecionados 16 artigos para serem lidos na íntegra e analisados com base em categorias gerais. Além disso, foi realizado o agrupamento dos estudos em três conjuntos com base nos resultados apresentados. No geral, os resultadosapontaram para uma correlação negativa entre algumas classes específicas de habilidades sociais e a ansiedade social. Os resultados desta revisão possuem implicações para a condução de estudos futuros, bem como para o planejamento de intervenções focadas nas habilidades sociais deficitárias em crianças e adolescentes com ansiedade social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Seção
Psicologia Clínica

Referências

Albano, A.M., & Detweiler, M.F. (2001). The developmental and clinical impact of social anxiety and social phobia in children and adolescents. In: Hofmann, S.G., Dibartolo P.M., From social anxiety to social phobia – multiple perspectives. Boston: Allyn & Bacon; 162-178.

American Psychiatric Association. (2014). Diagnostic and statistical manual of mental disorders: DSM-5. Washington: DC.

Angélico, A.P. Crippa, J.A.S., & Loureiro, S.R. (2006). Fobia social e habilidades sociais: uma revisão da literatura. Interação em Psicologia, 10 (1), 113-125. De: https://revistas.ufpr.br/psicologia/article/viewFile/5738/4175

Beck, A. T., Emery, G., & Greenberg, R. L. (1985). Anxiety disorders and phobias: A cognitive perspective. New York: Basic Books.

Beidel, D. C., Turner, S. M., & Morris, T. L. (1998). Social Phobia and Anxiety Inventory for Children. North Tonawanda, NY: Multi-Health Systems.

Caballo, V. E. (2003). Manual de avaliação e treinamento das habilidades sociais. São Paulo: Santos.

Cartwright-Hatton, S., Tschernitz, N., &Gomersall, H. (2005). Social anxiety in children: social skills deficit, or cognitive distortion? BehaviourResearchandTherapy, 43, 131–141.doi:10.1016/j.brat.2003.12.003

D’El Rey, G.J.F. &Pacini, C.A. (2006) Terapia Cognitivo Comportamental da fobia social: Modelos e técnicas. Psicologia em estudo, 11(2), 75 - 269.

Del Prette Z. A. P., & Del Prette, A. (2005). Psicologia das habilidades sociais na infância: Teoria e prática. Petrópolis: Vozes.

Del Prette Z. A. P., & Del Prette, A. (2011). Habilidades sociais: intervenções em grupo. São Paulo: Casa do Psicólogo.

Del Prette Z. A. P., & Del Prette, A. (2017). Competência Social e Habilidades Sociais: Manual teórico prático. Petrópolis, RJ: Editora Vozes.

Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2009). Avaliação de habilidades sociais: Bases conceituais, instrumentos e procedimentos. Em Del Prette, Z. A. P. & Del Prette, A. (Eds.) Psicologia das habilidades sociais: Diversidade teórica e suas implicações (pp. 189- 231). Petrópolis: Vozes.

Del Prette, Z. A. P., Del Prette, A., Oliveira, L. A., Gresham, F. M., &Vance, M. J. (2012). Role of social performance in predicting learning problems: Prediction of risk using logistic regression analysis. School Psychology International Journal, 2, 1-16. doi: 10.1177/0020715211430373.

Freitas, L.C., & Del Prette, Z.A.P. (2015). Social Skills Rating System - Brazilian Version: New Exploratory and Confirmatory Factorial Analyse, 33(1), 135-156.doi: 10.12804/apl33.01.2015.10

Freitas, L.C.; Porfírio, J.C.C. & Buarque, C.N.L. (2018). Indicadores de ansiedade social infantil e suas relações com habilidades sociais e problemas de comportamento. Psicologia e Pesquisa: Juiz de Fora. 12(2), 1-10. doi: 10.24879/2018001200200207

Gresham, F. M., & Elliott, S. N. (1990). Social skills rating system. Circle Pines, MN: American Guidance Services.

Isolan, L., Pheula, G. &Manfro, G.G. (2007). Tratamento do transtorno de ansiedade social em crianças e adolescentes. Revista de psiquiatra clínica. 34 (3), 32 - 125.Doi: 10.1590/S0101-60832007000300004

Ito, L.M., Roso, M.C., Tiwari, S., Kendall, P.C. &Asbahr, F.R. (2008). Terapia Cognitivo Comportamental da fobia social. Revista Brasileira de Psiquiatria, 30 (Supl II), 96 – 101.doi: 10.1590/S1516-44462008000600007

Knapp, P.; Beck, A.T. (2008). Fundamentos, modelos conceituais, aplicações e pesquisa da terapia cognitiva. Revista Brasileira de Psiquiatria. 30 (Supl II), 54-64.doi: 10.1590/S1516-44462008000600002

La Greca, A. M., & Lopez, N. (1998). Social anxiety among adolescents: linkages with peer relations and friendships. Journal of Abnormal Child Psychology, 26, 83–94.doi: 10.1023/A:1022684520514

La Greca, A. M., & Stone, W. L. (1993). Social Anxiety Scale for Children—Revised: Factor structure and concurrent validity. Journal of Clinical Child Psychology, 22, 17-27.doi: 10.1207/s15374424jccp2201_2

Levitan, M., Rangé, B. &Nardi, A.E. (2008). Habilidades Sociais na Agorafobia e Fobia Social. Psicologia: Teoria e Pesquisa. 24 (1), pp. 095 – 100.doi: 10.1590/S0102-37722008000100011

Magalhães, L. A.; Angélico, A. P.; Oliveira, M. S. (2018) Social skills and self-Esteem in Adolescents with Social Anxiety Disorder (Chapter 4). In: Osório, F. L.; Donadon, M. F.. (Org.). Social Anxiety Disorder: Recognition, Diagnosis and Management. 1ª ed. New York: Nova Science Publishers, p. 65-94.

Silverman, W. K., & Albano, A. M. (1996). Anxiety Disorders Interview Schedule for DSM-IV: Child Version [Clinician Manual]. San Antonio: The Psychological Corporation.

Souza, M.A.M. de (2017). Transtorno de Ansiedade Social e Mutismo seletivo na Infância. In.: Caminha, R.M., Caminha, M.G. & Dutra, C.A. (Org.). A Prática Cognitiva na Infância e Adolescência. Novo Haburgo: Sinopsys. Vol. 1, pp. 329 – 365.

Stravynski, A.; Kyparissis, A.; Amado, D. (2010). Social Phobia as a Deficit in Social Skills (Chapter 6). In.: Hofmann, S.G.; Dibartolo, P.M. (Org.) Social Anxiety: Clinical, developmental, and social perspectives. 2ª ed. Reino Unido: Elsevier. Pp. 147 – 176).

Vianna, R.R.A.B., Campos, A.A., & Fernandez, J.L. (2009). Transtorno de ansiedade na infância e adolescência: uma revisão. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, 5 (1), 46 – 61.De http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-56872009000100005&lng=pt&tlng=pt.