Habilidades Sociais e Ansiedade Social na Infância e Adolescência: Revisão da Literatura
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este estudo teve como objetivo realizar uma revisão da literatura de 20 anos de pesquisas empíricas (2007 a 2017) que estudaram a relação entre habilidades sociais e ansiedade social na infância e adolescência. Foram realizadas buscas nas bases de dados BVS, Scielo, Eric, PsycINFO, PsycNet, PubMed e Science Direct, utilizando as palavras-chave: habilidades sociais, competência social, ansiedade social, fobia social, crianças e adolescentes. Uma seleção prévia, baseada nos títulos e resumos,recuperou 40 artigos potencialmente elegíveis. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão por dois juízes, foram selecionados 16 artigos para serem lidos na íntegra e analisados com base em categorias gerais. Além disso, foi realizado o agrupamento dos estudos em três conjuntos com base nos resultados apresentados. No geral, os resultadosapontaram para uma correlação negativa entre algumas classes específicas de habilidades sociais e a ansiedade social. Os resultados desta revisão possuem implicações para a condução de estudos futuros, bem como para o planejamento de intervenções focadas nas habilidades sociais deficitárias em crianças e adolescentes com ansiedade social.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista Psicologia: Teoria e Prática pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos não exclusivos de publicação do conteúdo.
Referências
Albano, A.M., & Detweiler, M.F. (2001). The developmental and clinical impact of social anxiety and social phobia in children and adolescents. In: Hofmann, S.G., Dibartolo P.M., From social anxiety to social phobia – multiple perspectives. Boston: Allyn & Bacon; 162-178.
American Psychiatric Association. (2014). Diagnostic and statistical manual of mental disorders: DSM-5. Washington: DC.
Angélico, A.P. Crippa, J.A.S., & Loureiro, S.R. (2006). Fobia social e habilidades sociais: uma revisão da literatura. Interação em Psicologia, 10 (1), 113-125. De: https://revistas.ufpr.br/psicologia/article/viewFile/5738/4175
Beck, A. T., Emery, G., & Greenberg, R. L. (1985). Anxiety disorders and phobias: A cognitive perspective. New York: Basic Books.
Beidel, D. C., Turner, S. M., & Morris, T. L. (1998). Social Phobia and Anxiety Inventory for Children. North Tonawanda, NY: Multi-Health Systems.
Caballo, V. E. (2003). Manual de avaliação e treinamento das habilidades sociais. São Paulo: Santos.
Cartwright-Hatton, S., Tschernitz, N., &Gomersall, H. (2005). Social anxiety in children: social skills deficit, or cognitive distortion? BehaviourResearchandTherapy, 43, 131–141.doi:10.1016/j.brat.2003.12.003
D’El Rey, G.J.F. &Pacini, C.A. (2006) Terapia Cognitivo Comportamental da fobia social: Modelos e técnicas. Psicologia em estudo, 11(2), 75 - 269.
Del Prette Z. A. P., & Del Prette, A. (2005). Psicologia das habilidades sociais na infância: Teoria e prática. Petrópolis: Vozes.
Del Prette Z. A. P., & Del Prette, A. (2011). Habilidades sociais: intervenções em grupo. São Paulo: Casa do Psicólogo.
Del Prette Z. A. P., & Del Prette, A. (2017). Competência Social e Habilidades Sociais: Manual teórico prático. Petrópolis, RJ: Editora Vozes.
Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2009). Avaliação de habilidades sociais: Bases conceituais, instrumentos e procedimentos. Em Del Prette, Z. A. P. & Del Prette, A. (Eds.) Psicologia das habilidades sociais: Diversidade teórica e suas implicações (pp. 189- 231). Petrópolis: Vozes.
Del Prette, Z. A. P., Del Prette, A., Oliveira, L. A., Gresham, F. M., &Vance, M. J. (2012). Role of social performance in predicting learning problems: Prediction of risk using logistic regression analysis. School Psychology International Journal, 2, 1-16. doi: 10.1177/0020715211430373.
Freitas, L.C., & Del Prette, Z.A.P. (2015). Social Skills Rating System - Brazilian Version: New Exploratory and Confirmatory Factorial Analyse, 33(1), 135-156.doi: 10.12804/apl33.01.2015.10
Freitas, L.C.; Porfírio, J.C.C. & Buarque, C.N.L. (2018). Indicadores de ansiedade social infantil e suas relações com habilidades sociais e problemas de comportamento. Psicologia e Pesquisa: Juiz de Fora. 12(2), 1-10. doi: 10.24879/2018001200200207
Gresham, F. M., & Elliott, S. N. (1990). Social skills rating system. Circle Pines, MN: American Guidance Services.
Isolan, L., Pheula, G. &Manfro, G.G. (2007). Tratamento do transtorno de ansiedade social em crianças e adolescentes. Revista de psiquiatra clínica. 34 (3), 32 - 125.Doi: 10.1590/S0101-60832007000300004
Ito, L.M., Roso, M.C., Tiwari, S., Kendall, P.C. &Asbahr, F.R. (2008). Terapia Cognitivo Comportamental da fobia social. Revista Brasileira de Psiquiatria, 30 (Supl II), 96 – 101.doi: 10.1590/S1516-44462008000600007
Knapp, P.; Beck, A.T. (2008). Fundamentos, modelos conceituais, aplicações e pesquisa da terapia cognitiva. Revista Brasileira de Psiquiatria. 30 (Supl II), 54-64.doi: 10.1590/S1516-44462008000600002
La Greca, A. M., & Lopez, N. (1998). Social anxiety among adolescents: linkages with peer relations and friendships. Journal of Abnormal Child Psychology, 26, 83–94.doi: 10.1023/A:1022684520514
La Greca, A. M., & Stone, W. L. (1993). Social Anxiety Scale for Children—Revised: Factor structure and concurrent validity. Journal of Clinical Child Psychology, 22, 17-27.doi: 10.1207/s15374424jccp2201_2
Levitan, M., Rangé, B. &Nardi, A.E. (2008). Habilidades Sociais na Agorafobia e Fobia Social. Psicologia: Teoria e Pesquisa. 24 (1), pp. 095 – 100.doi: 10.1590/S0102-37722008000100011
Magalhães, L. A.; Angélico, A. P.; Oliveira, M. S. (2018) Social skills and self-Esteem in Adolescents with Social Anxiety Disorder (Chapter 4). In: Osório, F. L.; Donadon, M. F.. (Org.). Social Anxiety Disorder: Recognition, Diagnosis and Management. 1ª ed. New York: Nova Science Publishers, p. 65-94.
Silverman, W. K., & Albano, A. M. (1996). Anxiety Disorders Interview Schedule for DSM-IV: Child Version [Clinician Manual]. San Antonio: The Psychological Corporation.
Souza, M.A.M. de (2017). Transtorno de Ansiedade Social e Mutismo seletivo na Infância. In.: Caminha, R.M., Caminha, M.G. & Dutra, C.A. (Org.). A Prática Cognitiva na Infância e Adolescência. Novo Haburgo: Sinopsys. Vol. 1, pp. 329 – 365.
Stravynski, A.; Kyparissis, A.; Amado, D. (2010). Social Phobia as a Deficit in Social Skills (Chapter 6). In.: Hofmann, S.G.; Dibartolo, P.M. (Org.) Social Anxiety: Clinical, developmental, and social perspectives. 2ª ed. Reino Unido: Elsevier. Pp. 147 – 176).
Vianna, R.R.A.B., Campos, A.A., & Fernandez, J.L. (2009). Transtorno de ansiedade na infância e adolescência: uma revisão. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, 5 (1), 46 – 61.De http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-56872009000100005&lng=pt&tlng=pt.