O Lugar do Brincar na Psicanálise de Crianças
Contenido principal del artículo
Resumen
A teoria sobre o brincar concebida por Winnicott gerou modificações significativas no pensamento psicanalítico contemporâneo. A relação analítica passou a ser considerada como a criação de um espaço potencial em que duas pessoas tenham a possibilidade de brincar juntas. Somente assim, o paciente pode descobrir seu self e desenvolver sua criatividade. Transposto para a situação de análise infantil, o brincar mútuo entre paciente e analista constitui-se na principal realização da psicoterapia. Pelo relato da brincadeira de uma menina de 6 anos de idade em atendimento psicanalítico, objetivou-se demonstrar a capacidade terapêutica e mutativa da experiência do brincar na relação analítica. Verificouse que a brincadeira conjunta desenvolvida entre paciente e analista possibilitou que transformações significativas pudessem ocorrer.
Descargas
Detalles del artículo
Los derechos de autor de los artículos publicados en Psicología: Teoría y Practica pertenecen a los autores, quienes otorgan a la Universidad Presbiteriana Mackenzie los derechos no exclusivos para publicar el contenido.
Citas
BALINT, M. A falha básica: aspectos terapêuticos da regressão. Tradução F. F. Settineri. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
FERRO, A. A técnica na Psicanálise infantil. Tradução Mercia Justum. Rio de Janeiro: Imago, 1995.
KLEIN, M. Uma contribuição à psicogênese dos estados maníaco-depressivos. In: Klein, M. Contribuições à Psicanálise. Tradução M. Maillet. São Paulo: Mestre Jou,1981, p. 354-389.
SAFRA, G. Momentos mutativos em Psicanálise. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1995.
WINNICOTT, D. W. O brincar e a realidade. Tradução José Otavio de Aguiar Abreu. Rio de Janeiro: Imago, 1975.
WINNICOTT, D. W. A observação de bebês em uma situação estabelecida. In: D. W. Winnicott, D. W. Textos selecionados: da Pediatria à Psicanálise. Tradução Jane Russo. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1982a, p. 139-164.
WINNICOTT, D. W. Objetos transicionais e fenômenos transicionais. In: Winnicott, D. W.Textos selecionados: da Pediatria à Psicanálise. Tradução Jane Russo. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1982b, p. 385-408.
WINNICOTT, D. W. A posição depressiva no desenvolvimento emocional normal. In: Winnicott, D.W. Textos selecionados: da Pediatria à Psicanálise. Tradução Jane Russo. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1982c, p. 437-458.
WINNICOTT, D. W. Variedades clínicas da transferência. In: Winnicott, D. W. Textos selecionados: da Pediatria à psicanálise. Tradução Jane Russo. Rio de Janeiro: Francisco Alves,1982d, p. 483-489.
WINNICOTT, D. W. A tendência anti-social. In: D. W.Winnicott, D. W. Textos selecionados: da Pediatria à Psicanálise. Tradução Jane Russo. Rio de Janeiro: Francisco Alves, p.499-511, 1982e.