Questionando o Futuro: As Representações Sociais de Jovens Estudantes
Contenido principal del artículo
Resumen
Foram pesquisadas as representações sociais (RS) de perspectivas de futuro de pré-adolescentes e adolescentes, alunos da rede pública de ensino cuiabana. Como referencial para a análise, utilizamos a Teoria das Representações Sociais, de Serge Moscovici e colaboradores, em especial as contribuições de Denise Jodelet. Foram aplicados questionários em 30 escolas, consultando 813 sujeitos, em 2002. E entrevistas, em oito escolas, contataram 40 sujeitos, em 2003. Os dados dos questionários foram processados pelo software SPSS, sendo realizadas análises univariadas e testes bivariados de correlação. As entrevistas permitiram contextualizar tais dados. Verificou-se que as RS dos jovens se constroem com bases nos elementos: estudo, trabalho, família e qualidade de vida, enraizados na história e na cultura, representadas pela família e, em especial, pela figura materna, apontando para a ocorrência de representações do tipo hegemônico.
Descargas
Detalles del artículo
Los derechos de autor de los artículos publicados en Psicología: Teoría y Practica pertenecen a los autores, quienes otorgan a la Universidad Presbiteriana Mackenzie los derechos no exclusivos para publicar el contenido.
Citas
BANCHS, M. A. Representaciones sociales: pertinencia de su estudio y possibilidades de aplicacion. Boletim de AVEPSO, vol. XIV, n. 3, dic. 1991.
BRASIL. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos, apresentação dos temas transversais / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. 436 p. Disponível em <http://www.sinepe-sc.org.br/5a8pt.htm>. Acesso em : 08 mar. 2002.
ERIKSON, E. Infância e Sociedade. Tradução Gildásio Amado. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.
FERREIRA SALLES, L. M. Adolescência, escola e cotidiano; contradições entre o genérico e o particular. Piracicaba: UNIMEP, 1998.
FREIRE, P. Educação “bancária” e educação libertadora. In: PATTO, M. H. S. P. Introdução à psicologia escolar. 3. ed. São Paulo: Queiroz, 1991.
GILLY, M. As representações sociais no campo da Educação. In: JODELET, D. (Org.). As Representações Sociais. Tradução Lilian Ulup. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001. p. 321-341.
JODELET, D. Representações sociais: um domínio em expansão. In: JODELET, D. (Org.). As Representações Sociais. Tradução Lilian Ulup. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001. p. 17-44.
MOSCOVICI, S. A Representação social da Psicanálise. Tradução Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
NASCIMENTO, I. P. As representações sociais do projeto de vida dos adolescentes: um estudo psicossocial. 2002. Tese (Doutorado). PUC, São Paulo.
PIAGET, J. Seis Estudos de Psicologia. Tradução Maria Alice Magalhães D’ Amorim e Paulo Sergio Lima Silava. 23. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1998.
PIAGET, J.; INHELDER, B. Da Lógica da Criança à Lógica do Adolescente. Tradução Dante Moreira Leite. São Paulo: Livraria Pioneira, 1976.
SANTOS, M. I. Projetos de vida e perspectivas futuras: um estudo sobre as representações sociais do tempo futuro presentes nos projetos de vida dos jovens. 2002. Dissertação (Mestrado). PUC, São Paulo.
SAWAIA, B. Exclusão ou Inclusão Perversa? In: SAWAIA, B. (Org.). As Artimanhas da Exclusão: análise psicossocial e ética da desigualdade social. Petrópolis: Vozes, 1999. p. 7-13.
WAGNER, W. Sócio-Gênese e Características das Representações Sociais. In: MOREIRA, S. P.; OLIVEIRA, D. C. (Orgs.). Estudos Interdisciplinares de Representação Social. Goiânia: AB, 1998. p. 3-25.
WANDERLEY, M. B. Refletindo sobre a noção de exclusão. In: SAWAIA, B. (Org.). As Artimanhas da Exclusão: análise psicossocial e ética da desigualdade social. Petrópolis: Vozes, 1998. p. 16-26.