Rodas de Conversa: uma Intervenção da Psicologia Educacional no Curso de Medicina

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Patricia Ingrisani Branco
Miriam Aparecida Graciano de Souza Pan

Resumo

A formação médica pode ser atravessada por grande carga emocional e sofrimento, os quais na maioria das vezes não são compartilhados, em decorrência das exigências presentes na ambiente acadêmico.  Nesse contexto a Psicologia Educacional é solicitada a desenvolver estratégias que contribuam para melhorar a qualidade da permanência do acadêmico de Medicina. Este artigo avalia uma prática psicológica, ocorrida junto a um grupo de oito estudantes de medicina, por meio de Rodas de Conversa, baseadas no dialogismo e exotopia, pressupostos bakhtinianos. A avaliação, realizada pelos próprios participantes, apontou que as rodas contribuíram para a mudança dos sentidos atribuídos às exigências do grupo e à maneira de respondê-las; deslocou o eixo de análise da esfera individual para a institucional, diminuindo a tensão e a autocobrança; favoreceu a desculpabilização, além de promover o engajamento dos estudantes, pelo desenvolvimento de ações coletivas.

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Seção
Psicologia e Educação

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