Bullying na Escola: a Compreensão do Aluno no Papel de Testemunha
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo se propõe a analisar a compreensão de alunos adolescentes, na faixa de idade entre 12 e 16 anos, de uma escola pública e outra particular, sobre as razões promotoras do bullying, enfatizando o que sentem as testemunhas ao presenciarem essas situações. Quase 44% dos alunos da escola particular e aproximadamente 51,5% da escola pública revelaram preocupação para com aquele que está sendo agredido. Quanto às razões que levam o autor a agredir o alvo, sob a percepção da testemunha, 72% dos sujeitos da escola particular e 62% da escola pública consideram que o autor se “acha melhor” que os outros, e 53% da escola particular e 64,5% da escola pública indicam que ele quer ser mais popular.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista Psicologia: Teoria e Prática pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos não exclusivos de publicação do conteúdo.
Referências
Avilés Martínez, J. M. (2013). Bullying: guía para educadores. Campinas, São Paulo, Mercado de Letras. (Coleção Psicologia e Educação em Debate)
Fante, C.; Pedra, J. A. (2008). Bullying escolar: perguntas e respostas. Porto Alegre: Artmed.
Kawashima, R. A. & Martins, R. A. (2011). Condutas de discriminação entre crianças da educação infantil. In: Tognetta, L. R. P.; Vinha, T. P. (Orgs.). Conflitos na instituição educativa: perigo ou oportunidade?1. ed. Campinas, SP, Mercado de Letras, pp. 57-87.
Maldonado, M. T. (2011). Bullying e ciberbullying: o que fazemos com o que fazem conosco? São Paulo, Moderna.
Moura, D. R.; Cruz, A. C. N. & Quevedo, L. Á. (2011). Prevalence and characteristics of school age bullying victims. Jornal de Pediatria. Rio de janeiro, 87(1): pp. 19-23.
Rolim, M. (2010). Bullying: o pesadelo da escola. Porto Alegre: Dom Quixote.
Salgado, F. S.; Senra, L. X. & Lourenço, L. M. (2014). Effectiveness indicators of bullying intervention programs: a systematic review of the international literature. Estudos de Psicologia. Campinas, São Paulo, 31(2), pp. 179-190, abril/junho.
Silva, A. B. B. (2010). Bullying: mentes perigosas nas escolas. Rio de Janeiro: Objetiva.
Silva, E. N. da; Rosa, E. C. de S. (2013). Professores sabem o que é bullying? Um tema para a formação docente. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional. S.P, v. 17, N. 2, jul./dez., pp. 329-338.
Tardeli, D. A. & Pasqualini, A. R. B. (2011). Educação em valores: possibilidades de intervenção pedagógica na resolução de conflitos escolares. In: Tognetta, L. R. P.; Vinha, T. P. (Orgs.). Conflitos na instituição educativa: perigo ou oportunidade?.1. ed. Campinas, SP, Mercado de Letras, pp. 191-226.
Tognetta, L. R. P. (2005). Violência na escola: os sinais de bullying e o olhar necessário aos sentimentos. In: Pontes, A.; De Lima, V. S. Construindo saberes em educação. Porto Alegre: Editora Zouk.
Tognetta, L. R. P. (2009). Violência na escola x violência da escola. In: congresso Nacional de Educação da PUCPR – Educere, 8.; Congresso Ibero–americano sobre violências nas escolas – CIAVE, 3., Anais, Curitiba.
Tognetta, L. R. P. (2010a). A história da menina e do medo da menina: suplemente especial para pais e professores. 1. ed. Americana, SP: Adonis.
Tognetta, L. R. P. (2010b). Bullying: de onde vem a Violência que assola a Escola?. In: Garcia, A. (Org.). Pesquisas sobre o Relacionamento Interpessoal. Vitória: Editora da ABPRI.
Tognetta, L. R. P. (2011). Um olhar sobre o bullying escolar e sua superação: contribuições da psicologia moral. In: Tognetta, L. R. P.; Vinha, T. P. (Orgs.). Conflitos na instituição educativa: perigo ou oportunidade?.1. ed. Campinas, SP, Mercado de Letras, pp. 135-159.
Tognetta, L. R. P. & Bozza, T. L. (2010). Cyberbullying: quando a violência é virtual: um estudo sobre a incidência e sua relação com as representações de si em adolescentes. In: Seminário Violar: problematizando juventudes na contemporaneidade, 1. Campinas, SP. Anais... Campinas, SP: DE/UNICAMP.
Tognetta, L. R. P. & VINHA, T. P. (2010a). Até quando? Bullying na escola que prega a inclusão social. Educação. Santa Maria: UFSM, v. 35, n. 3, p. 449-464.
Tognetta, L. R. P. et al (2010). Características das relações entre pares e sua relação com o fenômeno bullying. In: Guimarães, A.M. e Pacheco e Zan, D.D. Caderno de resumos do I Seminário Violar: problematizando juventudes na contemporaneidade. Campinas, FE/UNICAMP.
Trevisol, M.T.C.; Uberti, L. (2013). Bullying na escola: inquirindo sobre as razões promotoras dos conflitos “entre” e “dos” alunos. Relatório de Pesquisa. Joaçaba: UNOESC.
Veiga, F. H. (2007). Indisciplina e Violência na escola: práticas comunicacionais para professores e pais. 3.ed. Coimbra: Almedina.
Zluhan, M. R.& Raitz, T. R. (2014). A educação em direitos humanos para amenizar os conflitos no cotidiano das escolas. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (on line). Brasília, vol. 95, nº. 239, jan,/abr, pp. 31-54.