Precisão entre Avaliadores e pelo Método Teste-Reteste no Bender-Sistema de Pontuação Gradual
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este estudo teve como objetivo investigar os coeficientes de precisão entre avaliadores e método teste-reteste do Teste de Bender-Sistema de Pontuação Gradual (BSPG). Participaram 80 crianças, de ambos os sexos, com idades entre 6 e 11 anos, de um lar de abrigo numa cidade do interior do Estado da Bahia. O Bender foi aplicado de maneira coletiva de acordo com as orientações do manual, com intervalos de um mês entre as aplicações. A correção dos protocolos realizou-se, separadamente, por dois avaliadores que tinham bastante familiaridade com a correção e interpretação do teste. Os resultados mostraram excelentes coeficientes de precisão entre avaliadores tanto na primeira quanto na segunda aplicação (0,92 e 0,88, respectivamente). Em relação à precisão teste-reteste, os coeficientes encontrados também foram satisfatórios e muito semelhantes entre os avaliadores (0,70 e 0,73). Concluiu-se que o B-SPG apresenta bons índices de precisão, sugerindo- se, por isso, a sua utilização para a avaliação de dificuldades perceptomotoras.
Downloads
Detalhes do artigo
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista Psicologia: Teoria e Prática pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos não exclusivos de publicação do conteúdo.
Referências
ANASTASI, A.; URBINA, S. Testagem psicológica. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
BENDER, L. A visual motor Gestalt test and its clinical use. New York: The American Orthopsychiatric Association, 1938.
BILLINGSLEA, F. Y. The Bender-Gestalt: an objective scoring method and validating data. Journal of Clinical Psychology, Tuscaloosa, v. 4, n. 1, p. 1-27, 1948.
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA – CFP. Resolução nº 025/2001. Disponível em: <http://www.pol.org.br>. Acesso em: 16 out. 2005.
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA – CFP. Resolução nº 002/2003. Disponível em: <http://www.pol.org.br>. Acesso em: 16 out. 2005.
FIELD, K.; BOLTON, B.; DANA, R. H. An evaluation of three Bender-Gestalt scoring systems as indicators of psychopathology. Journal of Clinical Psychology, Tuscaloosa, v. 38, n. 1, p. 838-842, 1982.
KOPPITZ, E. M. The Bender Gestalt Test for young children. New York: Grums Stratton, 1963.
NORONHA, A. P. P. Análise de coeficientes de testes de inteligência. Psico, Porto Alegre, v. 32, n. 2, p. 73-86, 2001.
NORONHA, A. P. P. Os problemas mais graves e mais freqüentes no uso dos testes psicológicos. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 15, n. 1, p. 135-142, 2002.
NORONHA, A. P. P.; FREITAS, F. A.; OTTATI, F. Análise de instrumentos de avaliação de interesses profissionais. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 19, n. 3, p. 287291, 2003.
NORONHA, A. P. P.; PRIMI, R.; ALCHIERI, J. C. Instrumentos de avaliação mais conhecidos/utilizados por psicólogos e estudantes de psicologia. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 18, n. 3, p. 390-401, 2005.
NORONHA, A. P. P.; SBARDELINI, E. T. B.; SARTORI, F. A. Análise da qualidade de testes de inteligência publicados no Brasil. Psico-USF, Itatiba, v. 6, n. 2, p. 95-104, 2001.
NORONHA, A. P. P.; VENDRAMINI, C. M. M. Parâmetros psicométricos: estudo comparativo entre testes de inteligência e de personalidade. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 16, n. 1, p. 177-182, 2003.
PASCAL, G. R; SUTTELL, B. The Bender Gestalt-Test quantification and validation for adults. New York: Grune & Stratton, 1951.
SANTUCCI, H.; GALIFRET-GRANJON, N. Prova gráfica de organização perceptiva. In: ZAZZO, R. (Org.). Manual para o exame psicológico da criança. São Paulo: Mestre Jou, 1968. p. 233-268.
SANTUCCI, H.; PÊCHEUX, M. G. Prova gráfica de organização perceptiva para crianças de 6 a 14 anos. In: ZAZZO, R. (Org.). Manual para o exame psicológico da criança. São Paulo: Mestre Jou, 1981. p. 291-338.
SISTO, F. F. Delineamento correlacional. In: BAPTISTA, M. N.; CAMPOS, D. C. (Orgs.). Metodologias de pesquisa em ciências: análises quantitativa e qualitativa. Rio de Janeiro: LTC, 2007. p. 90-101.
SISTO, F. F.; NORONHA, A. P. P.; SANTOS, A. A. A. Bender-Sistema de Pontuação Gradual. São Paulo: Vetor Psicopedagógica, 2005.
SISTO, F. F.; SBARDELINI, E. T. B.; PRIMI, R. Contextos e questões da avaliação psicológica. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2001.
VENDRAMINI, C. M. M.; NORONHA, A. P. P. Análise de itens na construção de testes de inteligência. Psicologia: Teoria, Investigação e Prática, Porto, v. 7, n. 1, p. 73-81, 2003.
WAGNER, E. E.; FLAMOS, O. Optimized split-half reliability for the Bender Visual Motor Gestalt Test: further evidence for the use of the maximization procedure. Journal of Personality Assessment, Toledo, v. 52, n. 3, p. 454-458, 1988.
YOUSEFI, F.; SHAHIM, S.; RAZAVIEH, A.; MEHRYAR, A.H. Some normative data on the Bender Gestalt Test performance of Iranian children. British Journal of Educational Psychology, Leicester, v. 62, n. 3, p. 410-416, 1992.