Terapia de Aceitação e Compromisso para Universitários: Um Estudo Qualitativo

Conteúdo do artigo principal

Renata Klein Zancan
Laura Bohn Constantinopolos
Bárbara Etchegaray Pankowski
Bárbara Diefenbach Bellini
Margareth da Silva Oliveira

Resumo

Este estudo teve como objetivo explorar a percepção de alunos de graduação em relação à sua participação em uma intervenção baseada na terapia de aceitação e compromisso (acceptance and commitment therapy [ACT]), para redução da inflexibilidade psicológica (IP) e do estresse em estudantes universitários. Participaram da pesquisa 21 alunos, de diferentes cursos de graduação, com idade média de 23,4 ± 5,61, sendo 71,4% do sexo feminino e 28,6% do sexo masculino. Os dados coletados nas entrevistas foram submetidos à análise de conteúdo e organizados em quatro categorias: experiência no programa, utilidade, viabilidade e sugestões e processos da ACT. Os resultados possibilitaram identificar que o programa foi uma experiência positiva para os participantes. Além disso, constatou-se que a intervenção foi útil e viável, e possibilitou que os estudantes desenvolvessem as habilidades necessárias para lidar melhor com as adversidades do dia a dia, sem que precisassem se afastar dos seus valores pessoais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos

Referências

Azevedo, M. L., & Menezes, C. B. (2020). Efeitos do programa Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness sobre estresse, autoeficácia e mindfulness em universitários. SMAD – Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool e Drogas, 16(3), 44–54. https://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2020.165513

Baptista, M. N., Ferraz, A. S., & Inácio, A. L. M. (2020). O estudante universitário brasileiro: Saúde mental, escolha profissional, adaptação à universidade e desenvolvimento de carreira. Appris.

Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. Edições 70.

Chiodelli, R., Mello, L. T. N., Jesus, S. N., & Andretta, I. (2018). Effects of a brief mindfulness-based intervention on emotional regulation and levels of mindfulness in senior students. Psicologia: Reflexão e Crítica, 31, Article 21. https://doi.org/10.1186/s41155-018-0099-7

Conley, C. S., Travers, L. V., & Bryant, F. B. (2013). Promoting psychosocial adjustment and stress management in first-year college students: The benefits of engagement in a psychosocial wellness seminar. Journal of American College Health, 61(2), 75–86. https://doi.org/10.1080/07448481.2012.754757

Dachew, B. A., Bisetegn, T. A., & Gebremariam, R. B. (2015). Prevalence of mental distress and associated factors among undergraduate students of University of Gondar, Northwest Ethiopia: A cross-sectional institutional based study. PloS One, 10(3), e0119464. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0119464

Edwards, D. J., Rainey, E., Boukouvala, V., Wells, Y., Bennett, P., Tree, J., & Kemp, A. H. (2019). Novel ACTbased eHealth psychoeducational intervention for students with mental distress: A study protocol for a mixed-methodology pilot trial. BMJ Open, 9(7), e029411. https://doi.org/10.1136/bmjopen-2019-029411

Eisenberg, D., Downs, M. F., Golberstein, E., & Zivin, K. (2009). Stigma and help seeking for mental health among college students. Medical Care Research and Review, 66(5), 522–541. https://doi.org/10.1177/1077558709335173

Gagnon, J., Dionne, F., & Pychyl, T. A. (2016). Committed action: An initial study on its association to procrastination in academic settings. Journal of Contextual Behavioral Science, 5(2), 97–102. https://doi.org/10.1016/j.jcbs.2016.04.002

Grégoire, S., Lachance, L., Bouffard, T., & Dionne, F. (2018). The use of acceptance and commitment therapy to promote mental health and school engagement in university students: A multisite randomized controlled trial. Behavior Therapy, 49(3), 360–372. https://doi.org/10.1016/j.beth.2017.10.003

Hayes, S. C., Luoma, J. B., Bond, F. W., Masuda, A., & Lillis, J. (2006). Acceptance and commitment therapy: Model, processes, and outcomes. Behaviour Research and Therapy, 44(1), 1–25. https://doi.org/10.1016/j.brat.2005.06.006

Hayes, S. C., & Smith, S. (2005). Get out of your mind & into your life: The new acceptance and commitment therapy. New Harbinger Publications.

Hayes, S. C., Strosahl, K. D., & Wilson, K. G. (2011). Acceptance and commitment therapy: The process and practice of mindful change. Guilford Press.

Leppink, E. W., Odlaug, B. L., Lust, K., Christenson, G., & Grant, J. E. (2016). The young and the stressed: Stress, impulse control, and health in college students. The Journal of Nervous and Mental Disease, 204(12), 931–938. https://doi.org/10.1097/nmd.0000000000000586

Levin, M. E., Pistorello, J., Hayes, S. C., Seeley, J. R., & Levin, C. (2015). Feasibility of an acceptance and commitment therapy adjunctive web-based program for counseling centers. Journal of Counseling Psychology, 62(3), 529–536. https://doi.org/10.1037/cou0000083

Luoma, J. B., Hayes, S. C. & Walser, R. D. (2007). Learning ACT: An acceptance & commitment therapy skills-training manual for therapists. New Harbinger Publications.

Maia, B. R., & Dias, P. C. (2020). Ansiedade, depressão e estresse em estudantes universitários: O impacto da Covid-19. Estudos de Psicologia, 37, e200067. https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e200067

Paliliunas, D., Belisle, J., & Dixon, M. R. (2018). A randomized control trial to evaluate the use of acceptance and commitment therapy (ACT) to increase academic performance and psychological flexibility in graduate students. Behavior Analysis in Practice, 11, 241–253. https://doi.org/10.1007/s40617-018-0252-x

Pistorello, J., Hayes, S. C., Lillis, J., Long, D. M., Christodoulou, V., Lejeune, J., Villatte, J., Seeley, J., Villatte, M., Jeffcoat, T., Plumb-Vilardaga, J., & Yadavaia, J. (2013). Acceptance and commitment therapy (ACT) in classroom settings. In J. Pistorello (Ed.), Mindfulness and acceptance for counseling college students: Theory and practical applications for intervention, prevention and outreach (pp. 223–250). Context Press, New Harbinger Publications.

Renner, P., & Foley, E. (2013). Mindfulness-based cognitive therapy (MBCT) and acceptance and commitment therapy (ACT) at a college counseling and psychological service. In J. Pistorello, (Ed.), Mindfulness and acceptance for counseling college students: Theory and practical applicatins for intervention, prevention and outreach (pp. 95–117). New Harbinger Publications.