Terapia de Aceitação e Compromisso para Universitários: Um Estudo Qualitativo
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este estudo teve como objetivo explorar a percepção de alunos de graduação em relação à sua participação em uma intervenção baseada na terapia de aceitação e compromisso (acceptance and commitment therapy [ACT]), para redução da inflexibilidade psicológica (IP) e do estresse em estudantes universitários. Participaram da pesquisa 21 alunos, de diferentes cursos de graduação, com idade média de 23,4 ± 5,61, sendo 71,4% do sexo feminino e 28,6% do sexo masculino. Os dados coletados nas entrevistas foram submetidos à análise de conteúdo e organizados em quatro categorias: experiência no programa, utilidade, viabilidade e sugestões e processos da ACT. Os resultados possibilitaram identificar que o programa foi uma experiência positiva para os participantes. Além disso, constatou-se que a intervenção foi útil e viável, e possibilitou que os estudantes desenvolvessem as habilidades necessárias para lidar melhor com as adversidades do dia a dia, sem que precisassem se afastar dos seus valores pessoais.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista Psicologia: Teoria e Prática pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos não exclusivos de publicação do conteúdo.
Referências
Azevedo, M. L., & Menezes, C. B. (2020). Efeitos do programa Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness sobre estresse, autoeficácia e mindfulness em universitários. SMAD – Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool e Drogas, 16(3), 44–54. https://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2020.165513
Baptista, M. N., Ferraz, A. S., & Inácio, A. L. M. (2020). O estudante universitário brasileiro: Saúde mental, escolha profissional, adaptação à universidade e desenvolvimento de carreira. Appris.
Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. Edições 70.
Chiodelli, R., Mello, L. T. N., Jesus, S. N., & Andretta, I. (2018). Effects of a brief mindfulness-based intervention on emotional regulation and levels of mindfulness in senior students. Psicologia: Reflexão e Crítica, 31, Article 21. https://doi.org/10.1186/s41155-018-0099-7
Conley, C. S., Travers, L. V., & Bryant, F. B. (2013). Promoting psychosocial adjustment and stress management in first-year college students: The benefits of engagement in a psychosocial wellness seminar. Journal of American College Health, 61(2), 75–86. https://doi.org/10.1080/07448481.2012.754757
Dachew, B. A., Bisetegn, T. A., & Gebremariam, R. B. (2015). Prevalence of mental distress and associated factors among undergraduate students of University of Gondar, Northwest Ethiopia: A cross-sectional institutional based study. PloS One, 10(3), e0119464. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0119464
Edwards, D. J., Rainey, E., Boukouvala, V., Wells, Y., Bennett, P., Tree, J., & Kemp, A. H. (2019). Novel ACTbased eHealth psychoeducational intervention for students with mental distress: A study protocol for a mixed-methodology pilot trial. BMJ Open, 9(7), e029411. https://doi.org/10.1136/bmjopen-2019-029411
Eisenberg, D., Downs, M. F., Golberstein, E., & Zivin, K. (2009). Stigma and help seeking for mental health among college students. Medical Care Research and Review, 66(5), 522–541. https://doi.org/10.1177/1077558709335173
Gagnon, J., Dionne, F., & Pychyl, T. A. (2016). Committed action: An initial study on its association to procrastination in academic settings. Journal of Contextual Behavioral Science, 5(2), 97–102. https://doi.org/10.1016/j.jcbs.2016.04.002
Grégoire, S., Lachance, L., Bouffard, T., & Dionne, F. (2018). The use of acceptance and commitment therapy to promote mental health and school engagement in university students: A multisite randomized controlled trial. Behavior Therapy, 49(3), 360–372. https://doi.org/10.1016/j.beth.2017.10.003
Hayes, S. C., Luoma, J. B., Bond, F. W., Masuda, A., & Lillis, J. (2006). Acceptance and commitment therapy: Model, processes, and outcomes. Behaviour Research and Therapy, 44(1), 1–25. https://doi.org/10.1016/j.brat.2005.06.006
Hayes, S. C., & Smith, S. (2005). Get out of your mind & into your life: The new acceptance and commitment therapy. New Harbinger Publications.
Hayes, S. C., Strosahl, K. D., & Wilson, K. G. (2011). Acceptance and commitment therapy: The process and practice of mindful change. Guilford Press.
Leppink, E. W., Odlaug, B. L., Lust, K., Christenson, G., & Grant, J. E. (2016). The young and the stressed: Stress, impulse control, and health in college students. The Journal of Nervous and Mental Disease, 204(12), 931–938. https://doi.org/10.1097/nmd.0000000000000586
Levin, M. E., Pistorello, J., Hayes, S. C., Seeley, J. R., & Levin, C. (2015). Feasibility of an acceptance and commitment therapy adjunctive web-based program for counseling centers. Journal of Counseling Psychology, 62(3), 529–536. https://doi.org/10.1037/cou0000083
Luoma, J. B., Hayes, S. C. & Walser, R. D. (2007). Learning ACT: An acceptance & commitment therapy skills-training manual for therapists. New Harbinger Publications.
Maia, B. R., & Dias, P. C. (2020). Ansiedade, depressão e estresse em estudantes universitários: O impacto da Covid-19. Estudos de Psicologia, 37, e200067. https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e200067
Paliliunas, D., Belisle, J., & Dixon, M. R. (2018). A randomized control trial to evaluate the use of acceptance and commitment therapy (ACT) to increase academic performance and psychological flexibility in graduate students. Behavior Analysis in Practice, 11, 241–253. https://doi.org/10.1007/s40617-018-0252-x
Pistorello, J., Hayes, S. C., Lillis, J., Long, D. M., Christodoulou, V., Lejeune, J., Villatte, J., Seeley, J., Villatte, M., Jeffcoat, T., Plumb-Vilardaga, J., & Yadavaia, J. (2013). Acceptance and commitment therapy (ACT) in classroom settings. In J. Pistorello (Ed.), Mindfulness and acceptance for counseling college students: Theory and practical applications for intervention, prevention and outreach (pp. 223–250). Context Press, New Harbinger Publications.
Renner, P., & Foley, E. (2013). Mindfulness-based cognitive therapy (MBCT) and acceptance and commitment therapy (ACT) at a college counseling and psychological service. In J. Pistorello, (Ed.), Mindfulness and acceptance for counseling college students: Theory and practical applicatins for intervention, prevention and outreach (pp. 95–117). New Harbinger Publications.