Adoecimento e Sofrimento de Professores Universitários: Dimensões Afetivas e Ético-Políticas

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Eduardo Pinto e Silva

Resumo

Neste artigo, objetivamos identificar e analisar diagnósticos prevalentes de problemas de saúde de professores, com destaque aos relativos à saúde mental. Os dados são de pesquisa em universidade federal em processo de expansão-interiorização, cujo objetivo foi analisar as repercussões das múltiplas demandas desse processo no trabalho, na saúde e na subjetividade. O instrumental metodológico foi composto por: entrevistas semiestruturadas com professores de áreas, campi e unidades acadêmicas distintos; análise de documentos e dados sobre a expansão; sistematização de dados sobre afastamentos por problemas de saúde coletados em consulta aos livros da junta médica da instituição. Priorizamos a apresentação destes registros. De outra parte, apontamos, nos limites do escopo do artigo, para aspectos qualitativos do adoecimento e/ou sofrimento, com articulações entre diagnósticos identificados e análises das entrevistas. Concluímos que o adoecimento e sofrimento envolvem dimensões afetivas, éticas e políticas.


 

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Como Citar
Silva, E. P. e. (2015). Adoecimento e Sofrimento de Professores Universitários: Dimensões Afetivas e Ético-Políticas. Revista Psicologia: Teoria E Prática, 17(1), 61–71. https://doi.org/10.15348/1980-6906/psicologia.v17n1p61-71
Seção
Psicologia Social e Saúde das Populações

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