As Orientações Metodológicas dos Professores: Relação entre as Dimensões da Prática e a Percepção dos Resultados

Conteúdo do artigo principal

Ana Paula Couceiro Figueira

Resumo

Pretende-se divulgar parte dos resultados obtidos numa investigação realizada com professores de três áreas de leccionação (Português, Matemática e Língua estrangeira, o Inglês), de dois ciclos de ensino (3 ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário), em diferentes fases de carreira, da Região Centro, cujo objectivo principal era a análise das suas epistemologias em torno de toda a actividade docente: das concepções à percepção dos resultados da sua acção. Neste contexto, serão analisados apenas dos dados reveladores das (ir)regularidades, ao nível das orientações epistemológicas, entre as diversas dimensões da prática educativa, ou acções propriamente ditas (preparações, interacções, avaliações, remediações e auto-reflexão) e a percepção dos resultados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos

Referências

ABREU, M. V. Pais, professores e psicólogos. Coimbra: Coimbra, 1996.

ALTET, M. Les styles d’enseignement: un instrument d’analyse de la stabilite et de la variabilite des pratiques enseignantes, un outil de formation a l’auto-analyse. Les Sciences de l’Education, v. 4, n. 5, p. 65-94, 1988.

BORKO, H.; SHAVELSON, R. J. Especulaciones sobre la formación del profesorado: recomendaciones de la investigación sobre procesos cognitivos de los profesores. In: VILLAR ANGULO, L. M. (Dir.). Conocimiento, creencias y teorías de los profesores. Implicaciones para el currículum y la formación del profesorado. Alcoy: Editorial Marfil, 1988. p. 259-275.

BROOKS, J. G.; BROOKS, M. G. The case for constructivist classrooms. In search of understanding. Virginia: Association for Supervision and Curriculum Development, 1993.

BRU, M. Variabilite et variete didactiques: une nouvelle approche des conduites d’enseignement. Les Sciences de l’Education, v. 1, n. 2, p. 11-26, 1992.

CANAVARRO, J. M. P. Ciência, escola e sociedade. Concepções de ciência de estudantes portugueses. 1997. Tese (Doutorado em Psicologia) – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Coimbra, 1997.

CLARK, C. M.; PETERSON, P. L. Teachers’ thought processes. In: WITTROCK, M. C. (Ed.). Handbook of research on teaching. London: MacMillan Publishing Company, 1986. p. 255-296.

CLARK, C. M.; PETERSON, P. L. Procesos de pensamiento de los docentes. In: WITTROCK, M. C. (Ed.). La investigación de la enseñanza: profesores y alumnos. Barcelona: Ediciones Paidós, Paidós Educador, 1990. p. 444-543.

CLARK, C.; YINGER, R. J. Three studies of teacher planning. Research series n. 65. Michigan: Michigan State University, Institute for Research on Teaching, 1979a.

CLARK, C.; YINGER, R. J. The hidden word of teaching: implications of research on teacher planning. Research series n. 77. Michigan: Michigan State University, Institute for Research on Teaching, 1979b.

CLARK, C.; YINGER, R. J. Teacher’s thinking. In: P. PETERSON; H. WALBERG (Ed.), Research on teaching: concepts, findings and implications. Berkeley: McCutchan, 1979c. p. 231-263.

CONTI, G. J. Identifying your teaching style. In: GALBRAITH, M. W. (Ed.). Adult learning methods: a guide for effective instruction. 2. ed. Malabar, Florida: Krieger Publishing Company, 1998. p. 73-90.

CRAHAY, M. L’analyse des processus d’enseignement bilan des recherches menees par le service de pedagogie experimentale de l’Universite de Liege. Les Sciences de l’Education, v. 4, n. 5, p. 95-116, 1988.

FIGUEIRA, A. P. C. Das epistemologias pessoais à epistemologia das práticas educativas – Estudo numa amostra de professores dos 3o ciclo e do ensino secundário, das disciplinas de Português, Matemática e Língua Estrangeira, do C. de Coimbra. 2001. Tese (Doutorado em Psicologia) – Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Coimbra, 2001. No prelo.

FIGUEIRA, A. P. C. A recuperação ou remediação das dificuldades de aprendizagem dos alunos (resultados comparativos das orientações metodológicas numa amostra de professores de Português, Matemática e Inglês). Psicologia e Educação, v. 3, n. 2, p. 5-16, 2004.

FIGUEIRA, A. P. C. A dimensão interactiva do processo ensino-aprendizagem dos professores portugueses (resultados comparativos numa amostra de professores de Português, Matemática e Inglês). Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación, v. 10, n. 12, ano IX, p. 291-304. set. 2005.

FIGUEIRA, A. P. C. A percepção dos resultados do processo ensino-aprendizagem dos professores portugueses (resultados comparativos numa amostra de professores de Português, Matemática e Inglês. Revista Portuguesa de Pedagogia, v. 39, n. 2, p. 471-495, 2005. Vol. de Homenagem ao Prof. Dr. Nicolau de Almeida Vasconcelos Raposo.

FIGUEIRA, A. P. C. As concepções do processo ensino-aprendizagem dos professores portugueses (resultados comparativos numa amostra de professores de Português, Matemática e Inglês). Psicologia, Teoria, Investigação e Prática, v. 2, n. 10, p. 183-194, out. 2005.

FIGUEIRA, A. P. C. As orientações metodológicas do processo ensino-aprendizagem. Perfil dos professores portugueses de Português. Coimbra, 2005. Disponível em: <http://www.Psicologia.com.pt/artigos/Educacao e Formacao>. Acesso em: 31 out. 2007.

FIGUEIRA, A. P. C. As orientações metodológicas do processo ensino-aprendizagem. Perfil dos professores portugueses de Matemática. Coimbra, 2005. Disponível em: <http://www.Psicologia.com.pt/artigos/Educacao e Formacao>. Acesso em: 31 out. 2007.

FIGUEIRA, A. P. C. As orientações metodológicas do processo ensino-aprendizagem. Perfil dos professores portugueses de língua estrangeira (Inglês). Coimbra, 2005. Disponível em: <http://www.Psicologia.com.pt/artigos/Educacao e Formacao>. Acesso em: 31 out. 2007.

FIGUEIRA, A. P. C. O processo ensino-aprendizagem, na perspectiva tradicional/racionalista. Educare/Educere, v. 17, n. 11, p. 105-144, 2005.

FIGUEIRA, A. P. C. A auto-reflexão do processo ensino-aprendizagem. Revisão conceptual e resultados obtidos numa investigação. Revista Psicologia, Educação, Cultura, v. 10, n. 1, p. 89-122, 2006.

FIGUEIRA, A. P. C. A avaliação dos alunos pelos professores portugueses (a orientação metodológica comparativa numa amostra de professores de Português, Matemática e Inglês). Psicologia, Teoria, Investigação e Prática, v. 2, n. 11, p. 135-146, 2006.

FIGUEIRA, A. P. C. A orientação metodológica do processo de preparação do ensino-aprendizagem (resultados comparativos numa amostra de professores portugueses de Português, Matemática e Inglês). Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación, v. 13, n.13, Ano X, p. 127-138, 2006.

FIGUEIRA, A. P. C. A concepção do processo ensino-aprendizagem e a percepção dos resultados. Análise das (in)congruências ao nível das orientações epistemológicas. No prelo.

FIGUEIRA, A. P. C. (in) Congruências na orientação metodológica nas dimensões da prática educativa. No prelo.

FIGUEIRA, A. P. C. (in) Consistências no processo ensino-aprendizagem. Relação entre a concepção e a prática. No prelo.

FLODEN, R.; KLINZING, H. G. What can research on teacher thinking contribute to teacher preparation? A second opinion. Educational Researcher, v. 19, n. 4, p. 15-20. 1990.

FOSNOT, C. T. (Ed.). Construtivismo e educação. Teoria, perspectivas e prática. Lisboa: Instituto Piaget, Horizontes Pedagógicos, 1996.

GARCÍA, C. M. Pensamientos pedagógicos y toma de decisions. Un estudio sobre la planificación de la enseñanza y decisions didácticas de profesores de E. G. B. In: VILLAR ANGULO, L. M. (Dir.). Conocimiento, creencias y teorías de los profesores. Implicaciones para el currículum y la formación del profesorado. Alcoy: Editorial Marfil, 1988. p. 277-300.

IGE. Avaliação integrada das escolas. Síntese dos resultados, ano lectivo 1999-2000. Lisboa: Ministério da Educação, Inspecção Geral de Educação, 2001.

JOYCE-MONIZ, L. Preferências metodológicas de candidatos a professores e professores do ensino básico. Dramatização videográfica de processos positivistas, fenomenológicos e construtivistas, e dialéctica de significações do ensino em professores, e candidatos a professores, do ensino básico. Relatório do Projecto 15/89 do Instituto de Inovação Educacional, 1989. Não publicado.

LESTER, P. E. Development and factor analysis of the teacher job satisfaction questionnaire (TJSQ). Educational and Psychological Measurement, v. 47, n. 1, p. 223-233, 1987.

LEYENS, J. P. Teorias da personalidade na dinâmica social. Lisboa: Biblioteca Verbo, 1985.

LOWYCK, J. Pensamiento del profesor: una contribución al análisis de la complejidad de la enseñanza. In: VILLAR ANGULO, L. M. (Dir.). Pensamiento de los profesores y toma de decisiones. Actas de I Congreso Internacional. Sevilla: SPUS, 1986. p. 227-249.

LOWYCK, J. Pensamientos y rutinas del profesor: ¿una bifurcación? In: VILLAR ANGULO, L. M. (Dir.). Conocimiento, creencias y teorías de los profesores. Implicaciones para el currículum y la formación del profesorado. Alcoy: Editorial Marfil, 1988. p. 121-134.

LOWYCK, J. Teacher thinking studies: bridges between description, prescription and application. In: DAY, C.; POPE, M.; DENICOLO, P. (Ed.). Insights into teachers’ thinking and practice. London: The Falmer Press, 1990. p. 85-103.

MEDLEY, D. M. Teacher effectiveness. In: MITZEL, H. E. (Ed.). Encyclopedia of Educational Research. 5. ed. New York: Macmillan Publishing Co., 1982. p. 1894-1903.

MEDLEY, D. M. Evolution of research on teaching. In: DUNKIN, M. J. (Ed.). The international encyclopedia of teaching and teacher education. Oxford: Pergamon Press, 1987. p. 105-113.

MORINE-DERSHIMER, G. A study of teacher planning. San Francisco: Far West Laboratory, Beginning Teacher Evaluation Study, 1976.

MORINE-DERSHIMER, G. ¿Qué podemos aprender del pensamiento? In: VILLAR ANGULO, L. M. (Dir.). Conocimiento, creencias y teorías de los profesores. Implicaciones para el currículum y la formación del profesorado. Alcoy: Editorial Marfil, 1988. p. 225-237.

NÓVOA, A. Apresentação da obra. In: NÓVOA, A. (Org.). Vidas de Professores. Porto: Porto. 1992. p. 7-9. (Coleção Ciências da Educação)

PATRÍCIO, M. F. Contributos da investigação educacional para a qualidade da prática pedagógica. In: ESTRELA, A. et al. (Org.). Contributos da investigação científica para a qualidade do ensino. Actas do III Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Porto: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 1997. v. II, p. 553-556.

PRAIA, J.; CACHAPUZ, A. Para uma reflexão em torno das concepções epistemológicas dos professores de Ciências do 3o Ciclo e Secundário: um estudo empírico. Revista Portuguesa de Educação, v. 7, n. 1-2, p. 37-47, 1994.

PRAIA, J.; CACHAPUZ, A. Concepções epistemológicas dos professores portugueses sobre o trabalho experimental. Revista Portuguesa de Educação, v. 11, n. 1, p. 71-85, 1998.

SHAVELSON, R. J.; STERN, P. Research on teachers’ pedagogical thoughts, judgments decisions and behavior. Review of Educational Research, v. 51, n. 4, p. 455-498, 1981.

SHULMAN, L. S. Paradigmas y programas de investigación en el estudio de la enseñanza: una perspectiva contemporánea. In: WITTROCK, M. C. (Ed.). La investigación de la enseñanza. Enfoques, teorías y métodos. Barcelona: Ediciones Paidós, Paidós Educador, 1989. p. 9-94.

TEIXEIRA, J. T. da S. Concepções implícitas dos professores acerca do ensino, da aprendizagem e da ciência. 2001. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Coimbra, 2001.

VALA, J. Representações sociais – Para uma psicologia social do pensamento social. In: VALA, J.; MONTEIRO, M. B. (Coord.). Psicologia social. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, Serviço de Educação, 1993. p. 353-384.

VILLAR ANGULO, L. M. Introducción. In: VILLAR ANGULO, L. M. (Dir.). Conocimiento, creencias y teorías de los profesores. Implicaciones para el currículum y la formación del profesorado. Alcoy: Editorial Marfil, 1988a. p. 11-20.

VILLAR ANGULO, L. M. Evaluación diagnóstica de los procesos mentales de los profesores. In: VILLAR ANGULO, L. M. (Dir.). Conocimiento, creencias y teorías de los profesores. Implicaciones para el currículum y la formación del profesorado. Alcoy: Editorial Marfil, 1988b. p. 197-224.

YINGER, R. J.; HENDRICKS-LEE, M. S. Teacher Planning. In: ANDERSON, L. W. (Ed.). International encyclopedia of teaching and teacher education. 2. ed. Oxford: Pergamom, 1995. p. 188-192.

ZABALZA, M. A. Diários de aula. Contributo para o estudo dos dilemas práticos dos professores. Porto: Porto, 1994 (Colecção Ciências da Educação).

ZINN, L. M. Identifying your philosophical orientation. In: GALBRAITH, M. W. (Ed.). Adult learning methods. A guide for effective instruction. 2. ed. Malabar, Florida: Krieger Publishing Company, 1998. p. 37-72.