O Ser Interior, o Self e as Perturbações Psíquicas
Conteúdo do artigo principal
Resumo
É introduzida a noção de ser interior na psicanálise com a finalidade de tomá-lo como núcleo essencial e diferenciá-lo do self. Nas relações entre ambos, maior ou menor influência do primeiro sobre o segundo implica modalidades diferentes de self, porque este tende a se organizar sob a influência daquele. O afastamento dessa influência corresponde a distanciamento de contato da pessoa consigo própria. Nesse caso, define-se um fator responsável por perturbações psíquicas, denominado distanciamento de contato. Quando ocorre, há patologias oriundas da sensorialidade e da fragilidade do self, em conformidade com determinadas “escolhas” patológicas. Isso corresponde à incidência de fatores básicos sobre o self. Com base nessas idéias, o autor apresenta um modelo destinado à compreensão das perturbações psíquicas. Nesse modelo, elas se tornam metodologicamente organizadas, sendo classificadas e unificadas por graus de distanciamento de contato, que estabelecem correspondências com graus de sensorialidade e de fragilidade do self.
Downloads
Detalhes do artigo
Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista Psicologia: Teoria e Prática pertencem aos autores, que concedem à Universidade Presbiteriana Mackenzie os direitos não exclusivos de publicação do conteúdo.
Referências
BION, W. R. Volviendo a pensar. Tradução: D. R. Wagner. Buenos Aires: Horme, 1972.
BION, W. R. Uma memória do futuro: I – O sonho. Tradução: P. C. Sandler. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
BUNEMER, E. Unidade e individuação: mudanças nas fronteiras do self. Rev. Bras. Psicanal. São Paulo, v. 27, n. 4, p. 592-605, 1993.
FREUD, S. Más allá del principio del placer. In: FREUD, S. Obras completas. Vol. 1. Tradução: L. López Ballesteros y de Torres. Madri: Ed. Bibl. Nueva. 1948. p 1111-1139.
SANGIORGI, O. Matemática: curso moderno. Vol. 4. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1967.
TRINCA, W. Psicanálise e expansão de consciência: apontamentos para o novo milênio. São Paulo: Vetor, 1999.
TRINCA, W. Dreams, psychic mobility and inner being. Free Associations. Londres: 8 Part, v. 4, n. 48, p. 562-575, 2001.
TRINCA, W. O ser interior na psicanálise: fundamentos, modelos e processos. São Paulo: Vetor, 2007.