Intervenção em Habilidades Cognitivas Emetacognitivas de Leitura em Alunos do Programa de Educação Tutorial – PET

Conteúdo do artigo principal

Marisa Cosenza Rodrigues
Marilia Aparecida Pontes Alves
Rafaela Duque de Almeida
Renata de Lourdes Miguel da Silva

Resumo

A compreensão leitora é essencial para uma formação acadêmica de qualidade. O estudo objetivou avaliar o efeito de um programa dirigido a promover o desenvolvimento de estratégias cognitivas e metacognitivas de leitura em 11 alunos do curso de Psicologia, bolsistas do Programa de Educação Tutorial, os quais foram pré e pós--avaliados por meio da escala de estratégias metacognitivas de leitura – formato universitário. O programa envolveu 12 encontros semanais, num total de 24 horas, tendo como base a conjugação de três pilares de estratégias metacognitivas – AIM, K-W-L e  K-W-L PLUS. Encontraram-se médias superiores na pós-avaliação, com resultados significativos para os três fatores que compõem a escala (global, suporte e solução de problemas), assim como para o escore geral. Os dados sugerem aprimoramento da utilização de estratégias cognitivas e metacognitivas de leitura após a intervenção, realçando a importância de estudos dessa natureza com universitários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Seção
Psicologia e Educação

Referências

Calderón-Ibáñez, A., & Quijano-Peñuela, J. (2010). Características de comprensión lectora en estudiantes universitarios. Estudios Socio-Jurídicos, 12(1), 337-364.

Cantalice, L. M., & Oliveira, K. L. (2009). Estratégias de leitura e compreensão textual em universitários. Psicologia Escolar e Educacional, 13(2), 227-234.

Coelho, C. L. G., & Correa, J. (2010). Desenvolvimento da compreensão leitora através do monitoramento da leitura. Psicologia: Reflexão e Crítica, 23(3), 575-581.

Espinosa, L. A., & Tamayo, A. M. C. (2009). La enseñanza de estrategias metacognitivas para el mejoramiento de la comprensión lectora: Estado de la cuestión.

Pensamiento Psicológico, 5(12), 125-138. Falk-Ross, F. C. (2002). Toward the new literacy: Changes in college students’ reading

comprehension strategies following reading/writing projects. Journal of Adolescent & Adult Literacy, 45(4), 278-288.

Joly, M. C. R. A. (2004). Escala de Estratégias Metacognitivas de Leitura - formato universitário (EMeL-U). Manuscrito não-publicado, Universidade São Francisco, Itatiba.

Joly, M. C. R. A. (2007). Escala de Estratégias Metacognitivas de Leitura para Universitários brasileiros: Estudo de validade divergente. Universitas Psycologíca, 6(3), 507-521.

Joly, M. C. R. A., Cantalice, L. M., & Vendramini, C. M. M. (2004). Evidências de validade de uma escala de estratégias de leitura para universitários. Interação em Psicologia, 8(2), 261-270.

Joly, M. C. R. A., & Marini, J. A. S. (2006). Metacognição e Cloze na avaliação de dificuldades em leitura. In M. C. R. A. Joly, & C. Vectore (Orgs.), Questões de pesquisa e prática em Psicologia Escolar (pp. 13- 36). São Paulo: Casa do Psicólogo.

Joly, M. C. R. A., Santos, L. M., & Marini, J. A. S. (2006). Uso de estratégias de leitura por alunos do Ensino Médio. Paidéia, 16(34), 205-212.

Kopcke, H. F. (1997). Estratégias para desenvolver a metacognição e a compreensão de textos teóricos na universidade. Psicologia Escolar e Educacional, 1(2-3), 59-67.

Marini, J. A. S. (2006). Metacognição e Leitura. Psicologia Escolar e Educacional, 10(2), 323-329.

Ministério da Educação. (2006). Programa de Educação Tutorial-PET: Manual de orientações básicas. Brasília: Secretaria de Educação Superior.

Oliveira, K. L., & Santos, A. A. A. (2005). Compreensão em leitura e avaliação da aprendizagem em universitários. Psicologia: Reflexão e Crítica, 18(1), 118-124.

Oliveira, K. L., & Santos, A. A. A. (2008). Estudo de intervenção para a compreensão em leitura na Universidade. Interação em Psicologia, 12(2), 169-177.

Sampaio, I. S., & Santos, A. A. A. (2002). Leitura e redação entre universitários: Avaliação de um programa de intervenção. Psicologia em Estudo, 7(1), 31-38.

Santos, A. A. A., Suehiro, A. C. B., & Oliveira, K. L. (2004). Habilidades em compreensão da leitura: Um estudo com alunos de psicologia. Estudos de Psicologia, 21(2), 29-41.

Silva, E. M. T., & Witter, G. P. (2008). Compreensão de texto e desempenho acadêmico em estudantes de psicologia. Estudos de Psicologia, 25(3), 395-403.

Song, M. (1998). Teaching reading strategies in ongoing EFL University Reading Classroom. Journal of English Language Teaching, 8, 41-54.

Witter, G. P. (1997). Leitura e Universidade. In G. P. Witter (Org.), Psicologia: Leitura e Universidade (pp. 9-18). Campinas: Alínea.