A Fotolinguagem©: Uma Situação de Referência para o Trabalho de Orientação Psicanalítica com Grupos que Utilizam a Mediação de Objetos

Conteúdo do artigo principal

Pablo Carvalho Godoy Castanho

Resumo

A visão psicanalítica dos grupos que utilizam objetos de mediação é de grande valor no contexto brasileiro. Muitos psicólogos que trabalham em instituições com esse tipo de grupo possuem bons conhecimentos de psicanálise, mas não sabem como relacioná-los ao seu exercício profissional. Para fundamentar o uso de conceitos de psicanálise nesses grupos, inicia-se uma discussão sobre a noção de dispositivo em psicanálise e procede-se a uma retomada de alguns aspectos metapsicológicos e técnicos importantes, implicados na prática desses grupos. A influência da psicanálise operativa em nosso meio conduz a sugerir a possibilidade da ampliação dos campos de atuação dos grupos de mediação de orientação psicanalítica no Brasil. Nesse contexto, propõe-se que a Fotolinguagem©, tal como apresentada por laudine Vacheret, representa não só um dispositivo de trabalho ertinente ao cenário brasileiro, mas possui, sobretudo, valor como um dispositivo de referência para a prática profissional e a pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos

Referências

BROIDE, J. A psicanálise nas situações sociais críticas: uma abordagem grupal à violência que abate a juventude das periferias. 2006. Tese (Doutorado em Psicologia Social)–Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.

CASTANHO, P. de C. G. O momento da tarefa no grupo: aspectos psicanalíticos e psicossociais. Rev. Spagesp, v. 8, n. 2, dez. 2007. Disponível em: <http://pepsic.bvs-psi.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-29702007000200003&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 16 nov. 2008.

HUR, D. U. Políticas da psicologia de São Paulo: as entidades de classe durante o período do regime militar à redemocratização do país. 2005. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) – Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.

KAËS, R. La parole et le lien. Paris: Dunod, 1994.

KAËS, R. La parole, le jeu et le travail du préconscient dans le psychodrame psycha-nalytique de groupe. In: KAËS, R. et al. Le psychodrame psychanalitique de groupe.Paris: Dunod, 1999. p. 51-100.

KAËS, R. Os espaços psíquicos comuns e partilhados. Transmissão e negatividade. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005.

KAËS, R. Linking, alliances, and shared space: groups and the psychoanalyst. London: IPA, 2007.

RIBEIRO, M. A. ENEP (Encontro Nacional dos Estudantes de Psicologia): história e memória de um movimento. 1998. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) – Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1998.

RUFFIOT, A. Pour un consensus autour d ́une “cure-type” familiale. Gruppo, Paris,n. 2,p. 29-41, juin 1986.

SÃO PAULO (Município). Secretaria de Saúde. Normatização das ações nos centros de convivência e cooperativas municipais. São Paulo: Secretaria da Saúde, 1992. 65 p.

SBPSP. O início da institucionalização psicanalítica.Disponível em: <http://www.sbpsp.org.br/1024x768/default.asp?link=hist3>. Acesso em: 16 nov. 2008.

SILVEIRA, F. O grupo e o movimento analítico brasileiro: 1967 a 1976. 2007. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) – Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

VACHERET, C. et al. Pratiquer les médiation en groupes thérapeutiques.Paris: Dunod, 2002.VACHERET, C. Groupes à médiation et processus de liaison. In: VACHERET, C. et al. Pra-tiquer les médiation en groupes thérapeutiques.Paris: Dunod, 2002.