Liderança Esportiva: Estudo da Percepção de Atletas e Técnicos no Contexto Competitivo

Conteúdo do artigo principal

Christi Noriko Sonoo
Elton Fernando Hoshino
Lenamar Fiorese Vieira

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar o estilo de liderança de técnicos esportivos das categorias adulta e juvenil. Fizeram parte do estudo 238 sujeitos. Como instrumento de medida, utilizou-se a Escala de Liderança no Esporte (ELD). Para análise dos dados, optou-se pela estatística descritiva e pelo teste Mann-Whitney. Os resultados indicaram que o estilo de liderança predominante, na percepção de técnicos e atletas, foi o de treino-instrução e reforço, em ambas as categorias. A dimensão reforço foi mais evidenciada na categoria juvenil. Para o gênero feminino, o apoio social foi mais significativo, enquanto para o gênero masculino, foi mais relevante o comportamento autocrático. Assim, concluiu-se que o estilo de liderança, tanto na percepção dos atletas como na dos técnicos, foi semelhante. Entretanto, quando se analisou o estilo dos técnicos com vistas a identificar qual era o preferido pelos atletas, a preferência maior foi por técnicos que se preocupam com os atletas que fornecem mais feedback positivoe que têm um estilo mais democrático do que autocrático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Sonoo, C. N., Hoshino, E. F. ., & Vieira, L. F. . (2008). Liderança Esportiva: Estudo da Percepção de Atletas e Técnicos no Contexto Competitivo. Revista Psicologia: Teoria E Prática, 10(2), 68–82. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/ptp/article/view/470
Seção
Artigos

Referências

BARIC, R.; HORGA, S. Leadership pf coaches-self perception vs. perception of their male and female basketball trainees. In: EUROPEAN CONGRESS OF SPORT PSYCHOLOGY, 11., 2003, Copenhagen. Anais. Danska: Institute of Exercise and Sport Science, University of Copenhagen, 2003.

BECKER. J. R., B. Psicologia aplicada ao treinador esportivo. Novo Hamburgo: Feevale, 2002.

CARRON, A. V.; SPINK, K. S. Team building in an exercise setting. The Sport Psychologist, Champaign, v. 7, p. 8-18, 1993.

CASSIDY, T.; POTRAC, P.; MACKENZIE, A. Evaluating and a reflecting upon a coach education initiative: the code of rugby. The Sport Psychologist, Champaign, v. 20, p. 145-161, 2006.

CHAMBERS, K. L.; VICKERS, J. N. Effects of bandwidth feedback and questioning on the performance of competitive swimmers. The Sport Psychologist, Champaign, v. 20, p.184-197, 2006.

CHELLADURAI, P. Leadership in sports. In: SILVA, J. M.; WEINBERG, R. S. (Ed.). Psycho-logical foundations of sports. Ilinois: Human Kinetes, 1984.

CHELLADURAI, P. Leadership in sports: a review.Journal of Sport Psychology, v. 21, p. 328-354, 1990.

CHELLADURAI, P. Estilos de toma de decisión en el entrenamiento. In: WILLIAMS, J. M. Psicologia aplicada al deporte. Madrid: Biblioteca Nueva, 1991. cap. VIII.

CHELLADURAI, P.; CARRON, A. V. Psychology factors and athletic success: an analysis of coach-athlete interpersonal behavior. Can. J. Appl. Physiol., Champaign, v. 3, n. 1, p. 43-50, 1978.

CHELLADURAI, P.; SALEH, S. D. Preferred leadership in sports. Can. J. Appl. Physiol., Champaign, v. 3, n. 1, p. 84-92, 1978.

CONROY, D. E.; COATSWORTH, J. D. Coach training as a strategy for promoting youth social development. The Sport Psychologist, Champaign, v. 20, p. 128-144, 2006.

DAVIES, D. Psychological factors in competitive sport. London: The Farmer Press, 1989.

DWYER, J. M.; FISCHER, D. G. Wrestlers’perception of coaches leadership as predictors of satisfaction with leadership. Perceptual and Motor Skills, v. 71, p. 511-517, 1990.

GIGES, B.; PETITPAS, A. J.; VERNACCHIA, R. A. Helping coaches meet their own needs: challenges for the sport psychology consultant. The Sport Psychologist, Champaign, v. 18, p. 430-444, 2004.

GOLDSMITH, W.; SWEETENHAM, B. Reserve tempo para ser treinador: ensine os seus atletas a porem em prática os princípios científicos. Revista Treino Desportivo, Lisboa, v. 117, mar. 2002.

GOMES, A. R. S. Liderança e relação treinador-atleta em contextos desportivos. 2005. 205 f. Tese (Doutorado em Psicologia) – Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho, Minho, 2005.

GOUVEIA, M. J. O treinador de jovens: um motivador por excelência. Revista Treino Desportivo, Lisboa, v. 120, out. 2002.

HORN, T.; CARRON, A. V. Compatibility in coach-athlete relationships. Journal of Sport Psychology, v. 7, p. 137-149, 1985.

LEÓN, G.F.; NIUBÓ, D. G. Las tareas de la psicologia actual em el campo de las ciências sociales (uma aproximación desde el enfoque de la complejidad). Psicologia: Teoria e Prática, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 107-118, 2006.

LÔBO, I. L. B.; MORAES, L. C. C. A.; NASCIMENTO, E. Processo de validação da escala de comportamento do treinador-versão atleta (ECT-A).Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 19, n. 3, p. 255-265, jul./set. 2005.

LOPES, M.; SAMULSKI, D.; NOCE, F. Análise do perfil ideal do treinador de voleibol das seleções brasileiras juvenis. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Brasília, v. 12, n. 4, p. 51-55, dez. 2004.

LOUGHEAD, T. M.; HARDY, J. An examination of coach and peer leader behaviors in sport. Psychology of Sport and Exercise, Champaign, v. 6, p. 303-312, 2005.

LUKE, M. Treinar a liderança ou a liderança no treino... ou ambas. Revista Treino Esportivo, Lisboa, v. 114, jun. 2001.

NOCE, F. A importância dos processos psicossocias: um enfoque na liderança. Revista Brasileira de Psicologia do Esporte e do Exercício, Belo Horizonte, v. 0, p. 55-67, 2006.

ROMÁN, S.; SAVOIA, M. G. Pensamentos automáticos e ansiedade num grupo de jogadores de futebol de campo. Revista Psicologia: Teoria e Prática, São Paulo, v. 5, n. 2, p. 13-22, 2003.

SERPA, S. O. C. et al. Metodologia de tradução e adaptação de um teste específico de desporto – a “Leadership Scale For Sports”. In: II SIMPÓSIO NACIONAL DE INVESTIGAÇÃO EM PSICOLOGIA. Lisboa, 1988.

SERPA, S. O. C. A relação interpessoal na díade treinador-atleta. 1995. Tese (Doutorado em Motricidade Humana na Especialidade de Ciências do Desporto) – Faculdade de Motricidade Humana, Universidade Técnica de Lisboa, Lisboa, 1995.

SERPA, S. O. C. Psicologia aplicada ao treinador esportivo. Novo Hamburgo: Feevale, 2002.

SIMÕES, A. C.; RODRIGUES, A. A.; CARVALHO, D. F. Lideranças e as forças que impulsionam a conduta do técnico e atletas de futebol, em convívio grupal. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, v. 1, n. 2, p. 134-144, jul./dez. 1998.

TERRY, P. C. The coaching preferences of elite athletes competing at Universiade’83. The Canadian Journal of Applied Sport Sciences, v. 9, p. 201-208, 1984.

WEINBERG, R. S.; GOULD, D. Fundamentos da psicologia do esporte e do exercício.2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2001.