Análise Institucional do Discurso de Professores de Alunos Diagnosticados como Autistas em Inclusão Escolar

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Isabel de Barros Rodrigues
Luiz Eduardo de V. Moreira
Rogério Lerner

Resumo

A atualidade e relevância da inclusão escolar tornam necessário o estudo de diversos aspectos envolvidos no processo. O levantamento bibliográfico realizado evidenciou a escassez de estudos sobre condições institucionais envolvidas na escolarização de crianças diagnosticadas como autistas. Tomou-se a Análise Institucional do Discurso (AID) como método a fim de investigar, a partir de seis entrevistas com professoras, a concepção sobre o desenvolvimento de alunos diagnosticados como portadores de Transtornos Globais do Desenvolvimento Infantil (TGD) e as posições assumidas pelos profissionais na escolarização dessas crianças. Foram constatadas oposições que caracterizam a recorrente concepção de “alunos-problema”. A localização do aluno como estando fora de padrão aparece, então, como grande desafio da inclusão, uma vez que não há pré-determinação para o trabalho do professor, da escola, do tratamento e do desenvolvimento do aluno. Os professoras ora nutrem um olhar individualizado para o aluno, ora tecem comparações com o grupo de alunos normais. Os “alunos problema” caracterizam a situação de “não-conhecimento”, a que a inclusão expõe os professores.

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