Tolerância e Respeito às Diferenças: Efeitos de uma Atividade Educativa na Escola

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Zilda Aparecida Pereira Del Prette
Camila Domeniconi
Livia Amaro
Priscila Benitez
Aline Laurenti
Almir Del Prette

Resumo

Relata-se pesquisa de intervenção experimental que avaliou o impacto de atividade educativa na escola visando promover tolerância e respeito às diferenças. Participaram 300 crianças, divididas em três grupos: um controle (sem intervenção) e dois experimentais (dramatização de apresentação audiovisual de estória infantil), todos tomando como temática a preferência por times de futebol e experimental. A intervenção foi avaliada, antes e depois, por meio de uma escala de diferencial semântico em que as crianças atribuíam adjetivos positivos e negativos ao próprio time e ao time adversário. Os resultados mostraram que: (a) a avaliação mais favorável ao próprio time se manteve nos dois momentos; (b) a avaliação inicialmente mais desfavorável ao time adversário melhorou significativamente após a intervenção. São discutidas as implicações dos resultados para a função social da escola na formação socioemocional dos alunos e a importância da avaliação de alternativas pedagógicas, apontando-se também limitações do estudo e encaminhamentos de pesquisa.

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