Psicologia Escolar: Relato de uma Experiência no Ensino Fundamental

Conteúdo do artigo principal

Fernanda Cañete Vebber

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar um relato de experiência sobre o trabalho do psicólogo escolar no ensino fundamental, destacando o desenvolvimento de um projeto de ensino. Esse projeto objetivou qualificar as relações interpessoais dos alunos de uma turma de quarta série. Por meio do trabalho em grupo, método proposto pela pedagogia nova de Jean Piaget (1998), e da educação problematizadora de Paulo Freire (1997), foram realizados encontros sistemáticos com os alunos para refletir sobre valores éticos, bullying e proteção dos direitos da criança. Observou-se, no seu decorrer, melhora nos relacionamentos e na comunicação entre pares, o que faz supor que as intervenções realizadas contribuíram para qualificar as relações entre os alunos.


 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos

Referências

Antunes, M. A. M. (2008). Psicologia escolar e educacional: história, compromissos e perspectivas. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, 12(2), 469-475. Retirado de http://www.abrapee.psc.br/sumarios.htm

Araújo, U. (2007). A construção social e psicológica dos valores. Em: Arantes, V. A. (Org.). Educação e valores: pontos e contrapontos. (pp. 17-64) São Paulo: Summus.

BRASIL. (1998). Ministério de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais. Brasília: MEC/SEF.

De Sousa, M. (2006). A Turma da Mônica em O Estatuto da Criança e do Adolescente. São Paulo: Mauricio de Sousa. Retirado de http://www.fundacaofia.com.br/ceats/eca_gibi/capa.htm

Del Prette, Z. A. P. et al. (2012). Tolerância e respeito às diferenças: efeitos de uma atividade educativa na escola. Psicologia: teoria e prática, 14(1), 168-182. Retirado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/ptp/article/view/3394/3371

Fante, C. (2005). Fenômeno Bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz. Campinas: Verus Editora.

Freire, P. (1997). Educação “bancária” e educação libertadora. Em: Patto, M. H. S. (Org.). Introdução à psicologia escolar. (3 ed., pp. 61-78). São Paulo: Casa do Psicólogo.

Guzzo, R. (2003). Saúde psicológica, sucesso escolar e eficácia da escola: Desafios do novo milênio para a psicologia escolar. Em: Del Prette, Z. (Org.). Psicologia escolar e educacional: saúde e qualidade de vida. (2 ed., pp. 59-71). Campinas: Alínea.

Martínez, A. M. (2003). O compromisso social da Psicologia: desafios para a formação dos psicólogos. In: Bock, A. M. M. (Org.). Psicologia e Compromisso social. (pp. 143-160). São Paulo: Cortez.

Martínez, A. M. (2009). Psicologia Escolar e Educacional: Compromissos com a educação brasileira. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, 13(1), 169-177. Retirado de http://www.abrapee.psc.br/13-1.pdf

Meira, M. (2002). Psicologia Escolar: pensamento crítico e práticas profissionais. Em: Tanamachi, E., Proença, M., Rocha, M. (Org.). Psicologia e Educação: Desafios teórico-práticos. (2 ed., pp. 35-72). São Paulo: Casa do Psicólogo.

Neto, L. A. (2005). Bullying: comportamento agressivo entre estudantes. Jornal de Pediatria, Porto Alegre, 81, 5.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS NO BRASIL. (2000). Declaração Universal dos Direitos Humanos. Retirado de http://unicrio.org.br/img/DeclU_D_HumanosVersoInternet.pdf

Parrat-dayan, S. (2008). Como enfrentar a indisciplina na escola. São Paulo: Contexto.

PEACE CHILD INTERNACIONAL. (2000). Todos temos direitos: um livro sobre os direitos humanos. São Paulo: Ática.

Piaget, J. (1998). Sobre a pedagogia: Textos inéditos. São Paulo: Casa do Psicólogo.

Puig, J. (2000). Democracia e participação escolar. São Paulo: Moderna.

Rocha, R.; Roth, O. (2004). Declaração Universal dos Direitos Humanos. São Paulo: Salamandra.

Rolim, M. (2008). Bullying: o pesadelo da escola. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

Souza, M. P. R. (2009). Psicologia Escolar e Educacional em busca de novas perspectivas. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, 13(1), 179-182. Retirado de http://www.abrapee.psc.br/13-1.pdf

Wagner, A., Sarriera, J. C., & Casas, F. (Eds.). (2009). Os Direitos da Infância: A perspectiva das crianças, seus pais e professores. Porto Alegre: Nova Prova.