Consciência Morfológica: Um Panorama da Produção Científica em Línguas Alfabéticas

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Vivian Hagen
Luciene Corrêa Miranda
Márcia Maria Peruzzi Elia da Mota

Resumo

Este trabalho teve como objetivo revisar a produção cientifica nacional e internacional indexada no Scielo, Pepsic, e no periódico CAPES (Web of science, Psychinfo e Eric) entre 1999 e 2009 sobre a relação entre consciência morfológica e alfabetização. Foram selecionados estudos empíricos que descreviam o relacionamento da consciência morfológica e a alfabetização. Identificaram-se 76 que foram analisados considerando os seguintes aspectos: a faixa etária de interesse das amostras, os países onde a publicação do tema é mais freqüente, os anos de publicação, os países onde o tema é mais freqüente e as palavras chaves mais encontradas. Foram excluídos artigos de revisão da literatura, artigos que tratavam da consciência sintática sem focar nos aspectos morfossintáticos ou da morfologia derivacional e bilíngüe e capítulos de livros. Os resultados apontam para uma necessidade de publicação sobre o tema, por ser relativamente novo e com muitas questões ainda a serem abordadas.


 

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