Cognições Espaciais sobre Perspectiva em Contexto Concreto e Multimídia

Conteúdo do artigo principal

Juliana Rodrigues Alexandre
Maria Thereza Costa Coelho de Souza

Resumo

Esta pesquisa focalizou a representação do espaço projetivo em dois contextos: concreto e virtual. Foram utilizados o jogo Zona Trash 3 e uma adaptação da prova piagetiana clássica das Três Montanhas, na qual o jogo se baseia, para analisar a capacidade da criança de adotar um ponto de vista diferente do seu. Este artigo apresenta duas das trinta crianças examinadas quanto ao tipo de erro e estratégias utilizadas para resolver problemas. Os resultados indicaram maior dificuldade no jogo e se inseriram na discussão global sobre a perspectiva de Jean Piaget aplicada à compreensão de estratégias utilizadas por crianças de diferentes idades em contexto multimidia; as relações entre familiaridade e estratégias para resolver situações-problema; e as contribuições do olhar piagetiano para a elaboração de estudos sobre o desenrolar progressivo de estratégias para resolver problemas apresentados de modo virtual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos

Referências

HADDAD‑ZUBEL, R. Mission cognition. Tradução L. Morgado. Coimbra: Universidade de Coimbra, 2006. 1 CD‑ROM.

INHELDER, B.; CAPRONA, D. Em direção ao construtivismo psicológico: estruturas? procedimentos? Os dois são indissociáveis. In: INHELDER, B.; CÉLLERIER, G. O percurso das descobertas da criança. Pesquisa sobre as microgêneses cognitivas. Lisboa: Instituto Piaget, 1992. p. 19‑63.

INHELDER, B.; CÉLLERIER, G. O percurso das descobertas da criança. Pesquisa sobre as microgêneses cognitivas. Lisboa: Instituto Piaget, 1992

.INHELDER, B.; PIAGET, J. Procédures et structures. Archives de Psychologie, Genève, v. 47, p. 165‑176, 1979.

PIAGET, J. Seis estudos de psicologia. São Paulo: Forense, 1964.

______. A equilibração das estruturas cognitivas. Problema central do desenvolvimento. Rio de janeiro: Zahar, 1974.

PIAGET, J.; INHELDER, B. A representação do espaço na criança. Porto Alegre: Artmed, 1948.