A Interlocução entre Aluno-Leitor/Autor em Sala de Aula e a Mediação do Docente Universitário
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Resumo
A leitura é um processo de interação entre leitor, autor e texto que resulta na produção de múltiplos significados. O objetivo do estudo foi investigar as situações de leitura vivenciadas em sala de aula, em contexto universitário, promovidas pelo docente e averiguar as estratégias de mediação geradas pelo docente para favorecer a interlocução aluno-leitor/autor. Para tal, participaram do estudo um professor universitário de curso de formação de professores e suas respectivas turmas de Licenciaturas Diversas. Realizaram-se sete observações dos momentos de discussão de textos em sala de aula, utilizando-se como material para registro o MP4 e caderno de anotação. Os resultados demonstram que: (i) as leituras em pequenos grupos de alunos ocorreriam como possibilitadoras de produção de sentidos; (ii) a estratégia de perguntas/respostas foi utilizada como a principal estratégia de mediação docente; (iii) as situações didáticas favoreceram a articulação das várias formas de linguagem. Verificou-se que o docente, nos momentos de discussão de texto, negociava os sentidos com os alunos a partir da consideração da intertextualidade e da história de leitura dos alunos-leitores.
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